Prepare a voz para as apresentações de trabalho

Confira algumas dicas para preparar a sua voz e se expressar bem diante de qualquer público

Siga o mdemulher no Instagram
Prepare a voz para as apresentações de trabalho

Dê ritmo à sua apresentação: uma fala monótona, sempre com a mesma velocidade e volume, não motiva o ouvinte
Foto: Getty Images

Falar em público é algo que deixa muitas pessoas apreensivas. Mas, pelo menos uma vez na vida, todos vão ter que encarar este desafio na hora de apresentar um trabalho. Para ajudá-los, o especialista em expressão verbal Reinaldo Polito dá dicas infalíveis para, em diversas situações, você desenrolar a língua com precisão e muita criatividade. Confira:

1. Aceite seu tom

Acredite: não é só você quem detesta ouvir a própria voz. Esqueça essa preocupação, acostume-se e faça o melhor uso dela.

Exercício: com um gravador, registre o som de sua fala lendo um texto. Ouça a gravação várias vezes. Após um tempo, além de se habituar com a própria voz, passará a enxergar qualidades no seu jeito de comunicar.


2. Acerte o volume da sua voz

Para adequar a altura da voz ao ambiente, observe os ruídos capazes de interferir na compreensão dos ouvintes. Se o lugar for barulhento, fale alto.

Exercício: treine antes de uma apresentação. Coloque um gravador no fundo da sala onde discursará e fale durante um minuto. O aparelho funcionará como se fosse o último ouvinte. Avalie se consegue ouvir a gravação sem esforços e repita até acertar o tom.


3. Ritmo adequado

Uma fala monótona, sempre com a mesma velocidade e volume, não motiva o ouvinte! Prefira dar um ritmo agradável à comunicação, alterando a velocidade da fala e o volume.

Exercício: para desenvolver uma apresentação interessante, leia poesias em voz alta. Você notará que o ritmo e a melodia dos versos contribuirão para que sua fala seja melodiosa e cativante.


4. Pronúncia perfeita

Uma boa dicção facilita a compreensão e mostra que você possui boa formação. Só tome cuidado para não perder a naturalidade ao pronunciar corretamente as palavras, ok?

Exercício: as terminações dos verbos no infinitivo – ou seja, em “ar”, “er”, “ir” ou “or” – são as mais difíceis de pronunciar. Para melhorar a dicção dessas palavras, repita um substantivo seguido de um verbo com a mesma terminação.