Primeiros anos de carreira definem renda futura

Estudo do Federal Reserve mostra que pico de rendimento ocorre na primeira década

Se você está nos seus primeiros 10 anos de carreira, não perca tempo: são eles que definirão a trajetória da sua renda ao longo de toda uma vida.

É o que diz um estudo recente do Federal Reserve Bank do estado de Nova York, nos Estados Unidos, publicado pelos economistas Fatih Guvenen, Fatih Karahan, Serdar Ozkan e Jae Song.

Eles usaram dados da Previdência Social de 5 milhões de indivíduos ao longo de quase 40 anos para investigar o ciclo de renda ao longo de uma vida, um tema relativamente pouco explorado pela literatura acadêmica. A conclusão principal é que o grosso do crescimento de renda ocorre na primeira década. E mais: 

“Para o grupo na mediana, o crescimento médio de renda entre os 35 e os 55 anos é zero. E com exceção dos 10% no topo da pirâmide, todos os outros experimentam crescimento negativo de renda entre os 45 e os 55 anos”, escrevem os autores.

De forma geral, o indivíduo na mediana tem um crescimento de renda de 38% entre os 25 e os 55, com ganhos concentrados na primeira década. Para os 5% mais ricos, o crescimento é de 230% nestes 30 anos de “auge”.

Entre os 1% no topo da pirâmide, o crescimento é de impressionantes 1.500% entre os 25 e os 55. Os 20% de americanos mais pobres, por sua vez, experimentam uma queda real de renda no período. 

A explicação pode ser bem simples: contatos, reputação e experiência são acumulados ao longo de uma carreira, e renda gera renda (além de até mesmo expectativa de vida). Já o principal ativo de trabalhadores menos qualificados é sua força braçal, que declina com a idade. 

Matéria publicada em EXAME.com.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s