Qual a hora certa para mudar de emprego?

Se você vive com a dúvida sobre mudar de emprego ou não, chegou o momento de pesar prós e contras de se aventurar em outra empresa ou carreira. Veja a melhor forma de fazer isso

É importante saber qual seu objetivo e se programar
Foto: Getty Images

É verdade que tem dias que é difícil acordar cedo para ir trabalhar. Mas sair de casa todos os dias desanimada, não dá, né? São muitas horas dentro do escritório ou da empresa para você ficar num lugar que odeia. Antes de se demitir, porém, pense e repense o que realmente te desagrada onde está e o que quer para sua carreira. E é melhor só sair quando já tiver outro emprego garantido. Sueli Martines, gerente de transição de carreira da Thomas Case & Associados, empresa de consultoria em Recursos Humanos, reforça: “É preciso saber qual o seu objetivo e se programar para isso. Quanto maior seu planejamento, melhor – assim você não sai atirando para todos os lados”.

Uma coisa que você precisa ter em mente é há quanto tempo você está na mesma posição. “O ideal é ficar de dois a três anos no mesmo cargo. Quando um entrevistador vê o currículo de alguém que muda muito de emprego, fica inseguro, parece que o candidato não sabe o que quer. Isso pode ser um tiro no pé”, explica a especialista.

Como evitar frustrações?

Ok, não dá para ter certeza se vamos gostar do novo trabalho, mas há, sim, formas de se assegurar que você vai começar no lugar novo realmente sabendo o que vai encontrar por lá. Na entrevista de emprego, procure conseguir o máximo de informações. Procure saber:

– Em que projetos você irá trabalhar?

– Em que condições vai trabalhar (tamanho da equipe, recursos, equipamentos disponíveis…)

– Quais serão suas tarefas diárias?

– Como é o ambiente de trabalho?

– Há algum tipo de bônus sobre os resultados?

– Qual a posição da empresa no mercado?

– Há possibilidade de crescer dentro da empresa?

Faça o teste e descubra se é hora de mudar de emprego