“Sorrisinhos” são mal vistos em e-mails profissionais, diz estudo

Quem usa emojis e emoticons em mensagens profissionais corre o risco de não causar uma boa impressão

Às vezes, no fim daqueles e-mails bem sérios no trabalho, é comum sentir vontade de deixar o clima mais leve ou amigável digitando um “:)” no fim da mensagem, não é mesmo?

Um estudo recente da Universidade Ben-Gurion de Negev, em Israel, no entanto, concluiu que isso pode não ser uma ideia tão boa assim – principalmente se você está tentando causar uma boa primeira impressão.

 (Reprodução/Giphy)

Publicada no Social Psychological and Personality Science, a pesquisa teve três experimentos distintos, com a participação de 549 pessoas vindas de 29 países diferentes, e concluiu que este sinal pode causar mais danos do que se imagina à sua imagem no trabalho.

Leia mais: Esses são os emojis que podem ser lançados em 2018

Em um dos experimentos, as pessoas tiveram de ler um e-mail anônimo e, em seguida, avaliar a competência da pessoa a partir somente da mensagem. As pessoas que não enviaram “sorrisinhos” foram consideradas mais competentes pelos participantes.

Além disso, na hora das respostas, os pesquisadores observaram que as pessoas costumam responder com informações mais detalhadas quando escrevem para quem não havia mandado “:)” no e-mail original.

Leia mais: Beber café em excesso pode mesmo matar? Ciência explica

O estudo também demonstrou que muitos associam a presença dos “sorrisinhos” com a ideia de que quem envia a mensagem é mulher. Isso não altera, felizmente, as noções de competência que o destinatário tem do remetente. Mas é curioso, né?

Na próxima vez em que for entrar em contato com alguém por e-mail pela primeira vez, portanto, quem sabe seja melhor tentar ser amigável de outras formas!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s