Veja como investir na carreira sem deixar a vida pessoal de lado

Com um pouco de organização e foco é possível incrementar o currículo sem descuidar a vida pessoal

Veja como investir na carreira sem deixar a vida pessoal de lado

Dar um upgrade na carreira não signica descuidar da vida pessoal
Foto: Dreamstime

Vida de mulher moderna é tão cheia de tarefas que fica difícil encontrar fôlego para investir na carreira. Mas, com organização e foco, você consegue essa façanha e ainda curte os prazeres da do dia a dia.

Os especialistas garantem que ninguém precisa virar workaholic para se sentir em dia com o desenvolvimento profissional. “Quais são meus objetivos? Essa é a primeira pergunta que devemos nos fazer”, afirma Bruna Tokunaga Dias, gerente de carreiras da Cia. de Talentos, de São Paulo. Não economize grafite. Rabisque com vontade seus alvos no papel. Nada mais instigante do que visualizar aonde queremos chegar. “O principal é ter perspectiva. Definir metas para cada semestre ou ano. Assim, não nos atrapalhamos ao querer fazer tudo ao mesmo tempo”, diz Bruna.

Elabore uma lista de prioridades. “O excesso de responsabilidades impõe a necessidade de priorizar demandas, de preferência, usando algum método que ajude a tratar objetivamente o que é mais importante, urgente ou grave”, diz Carlos Alecrim, CEO do ICCoaching, do Rio de Janeiro. “Cuidado para não cair na armadilha de selecionar as tarefas que você prefere ou as mais simples. Faça o que é necessário”, ele completa.

Outro passo importante é o gerenciamento do tempo. “Obrigue-se sempre a começar o dia com as tarefas mais complexas ou mais chatas, pois nesse período seu cérebro está mais descansado. Não acumule afazeres difíceis e cuidado com a ansiedade. Ela rouba seu tempo ou reduz sua capacidade de execução”, diz Alecrim.

Para Alkíndar de Oliveira, consultor de empresas, palestrante e escritor, autor de Liderança Saudável (Editora Planeta), de São Paulo, administrar os ponteiros tem relação direta com viver o presente: “Quando estiver no trabalho, esteja no trabalho. Quando estiver com sua família, esteja com sua família”.

Permanecer conectadas à razão original que nos levou a selar compromissos é outro truque que nos auxilia a distribuir com equilíbrio os minutos disponíveis. “A mulher que realiza de forma competente cada uma de suas funções é aquela que vê sentido naquilo que constrói. Assim, consegue dividir seu tempo com parcimônia”, afirma Oliveira.