Visto negado? Saiba como fazer uma nova solicitação

Não basta esperar um mês e tentar de novo, nem ir para outro estado ou município! É preciso haver alteração no perfil do viajante

Foto:Divulgação

Não é difícil encontrar casos de pessoas que estavam com uma viagem programada, mas tiveram o visto recusado, fazendo com que elas cancelassem a viagem. São diversos os motivos para que alguém tenha seu visto negado, como, por exemplo, a falta de comprovações, de documentos, contradições nos dados e até a perda de prazos.

Quando isso acontece, a primeira coisa que deve ser feita é analisar os motivos, checar se há alguma informação incorreta ou se algum documento não foi entregue. Talvez, um pequeno dado pode evitar um grande transtorno.

O próximo passo é tentar tirar o visto de novo. Não há um intervalo de tempo específico entre a recusa e a nova tentativa. As embaixadas e consulados orientam o período de seis meses, já que este prazo é estimado pelos órgãos para que a situação do requerente possa ser modificada. Mas, se você quiser, e precisar, pode tentar antes dos seis meses.

Há pessoas que dizem que se mudar para outro estado ou município ajuda na hora de conseguir um novo visto, mas não há dados ou constatações que afirmem isso, já que todo o processo é informatizado, ou seja, as informações do solicitante ficam em uma rede. As regras e leis de cada país para autorizar a entrada de imigrantes são claras e objetivas, e serão cumpridas, independentemente do estado ou município em que o solicitante estiver.

Mesmo assim, a melhor forma para não ser surpreendido e ter o visto negado é seguir a orientação dos profissionais para não ter dor de cabeça e acabar perdendo a viagem.