Você é feliz no trabalho? Três em cada quatro brasileiros estão contentes no emprego

Tudo indica que o brasileiro ganha mal e trabalha feliz. Em pesquisa divulgada essa semana pelo instituto Datafolha, 77% dos entrevistados se disseram felizes ou muito felizes com seu emprego. Para 47% deles, entretanto, a remuneração é injusta

Duas em cada três pessoas entrevistadas para o levantamento do instituto Datafolha declararam que recebem até dois salários mínimos como remuneração mensal. Dos 1.574 trabalhadores avaliados, 61% disseram que estavam contentes com o emprego que tinham e 16% afirmou estar muito contente. E as pessoas estão ficando mais felizes com o passar do tempo: a mesma pesquisa foi feita em novembro de 2001, e o percentual de pessoas satisfeitas com o trabalho era de 45%.

 O otimismo em relação à carreira no Brasil pode estar relacionado com o aumento de ofertas de emprego, que deve ter gerado maior tranquilidade para o funcionário. Em novembro de 2001, a taxa de desemprego no país chegava os 11,5%. Atualmente, o índice gira em torno de 6%. Nesse meio tempo, a parcela de funcionários que não temia ficar sem trabalho aumentou de 63% para 73%.

 A pesquisa indicou, ainda, que o ambiente de trabalho também melhorou. Esse ano, 93% das pessoas que responderam a pesquisa afirmam que têm um relacionamento bom ou ótimo com os  colegas de trabalho. Em 2001, eles eram 89%. O contentamento com o chefe também melhorou: subiu de 83% para 88%.