7 truques espertos para deixar a casa mais fresquinha nesse calorão

Tem hora que a gente prefere até ficar no trabalho por conta do ar-condicionado, né? Nada disso! Veja estas dicas e refresque os ambientes de forma simples.

Não está fácil ficar dentro de casa com esse calor e sem um ar-condicionado? Nós te damos algumas dicas de efeito para refrescar os ambientes sem precisar do equipamento.

1. Siga o sol

Perceba a hora em que há sol direto batendo nas janelas. Nesse momento, feche as persianas e cortinas, evitando a entrada dos raios. O sol que bate direto é o principal fator de aquecimento da casa e o calorão fica armazenado dentro dos cômodos por horas e horas.

Você também pode se valer de filtros adesivos com proteção solar para colar nos vidros, mas saiba que depois será difícil tirar.

No fim da tarde ou ao cair da noite, quando o ar sopra mais fresco, abra a casa toda e se beneficie do ventinho.

Para evitar a entrada de pernilongos, visitantes frequentes dessas épocas quentes, utilize telas protetoras nas janelas – o mercado oferece modelos eficientes e baratinhos, até mesmo de velcro, como este.

2. Crie correntes de ar

Já ouviu falar em ventilação cruzada? A corrente de ar se forma quando você tem aberturas em lados opostos, formando um corredor de vento. Quando não houver sol batendo diretamente, deixe tudo aberto, portas e janelas, para o ar circular naturalmente.

3. Tire de cena os tecidos quentes

Decrete férias para os tapetes felpudos, pelúcias, almofadas quentes, enxoval pesado… Se o seu sofá for de algum tecido muito quente, use xales levinhos (como os 100% algodão) por cima.

Para a cama, vá de lençóis suaves e de tramas mais abertas. Algodão, seda e cetim são materiais indicados.

4. Invista em cores claras

Paredes e cortinas de tons claros são boas aliadas, pois refletem a luz solar, ao passo que as escuras absorvem o calor. Para evitar que os espaços internos aqueçam ainda mais, prefira os tons clarinhos.

5. Aposte nos ventiladores

Sem grana para um ar-condicionado? Os ventiladores são eficientes! Pode ser um modelo de teto, de parede, de piso… E teste esta dica, que pode parecer estranha: em dias muito abafados, posicione o ventilador virado para a janela! Isso evita a entrada de ar quente ao mesmo tempo em que faz o ar interno circular pelo ambiente.

E sabe aquele velho truque da barra de gelo na frente do vento pra fazer um ar-condicionado caseiro? Tente sim! Isso ajuda a refrescar um pouquinho (pouquinho mesmo).

6. Tenha plantas dentro de casa

Elas ajudam a manter a umidade interna, refrescando o cômodo. Mas não adianta uma plantinha só… É preciso caprichar na vegetação e escolher as de folhagens largas e mais densas.

Na hora da rega, vale borrifar água nas folhas também, o que dá aquela umidificada no ambiente.

7. Regule a temperatura da água

Se na sua casa há um aquecedor a gás, ajuste a temperatura do equipamento para garantir banhos mais mornos. Se o chuveiro for elétrico, mude a chave para o modo verão. Se na cozinha houver aquecedor de água portátil, é hora de desligá-lo.