8 soluções práticas para abafar o barulho dos vizinhos e da rua

Ideias de revestimento e de decoração conseguem barrar sons aéreos e de impacto. E o melhor: não requerem muito investimento.

Não importa se o ruído é aéreo (propagado pelo ar) ou de impacto (transmitido por meio da estrutura da construção – piso e paredes, por exemplo): ninguém fica confortável em casa quando barulhos diversos vêm de vizinhos e da rua. Para quem mora em apartamento, o drama é ainda maior, pois os elevadores e a casa de máquinas também são fontes de sons incômodos.

A boa notícia é que, com soluções práticas e que requerem investimento mínimo, é possível abafar e até sumir com os ruídos. E ter mais qualidade de vida, que é o que todo mundo quer quando está no conforto do lar, não é mesmo?

Confira, a seguir, oito ideias de revestimento e decoração para minimizar o barulho na sua casa e ser mais feliz.

Vedar portas e janelas

Fitas adesivas específicas, comumente chamadas de “veda frestas”, abafam muito bem os sons aéreos. Elas devem ser coladas em todas as laterais de janelas e portas. Bônus: elas também seguram o vento e a poeira do lado de fora de sua casa ou apartamento.

Espalhar quadros pelas paredes

Tanto as molduras quanto as telas amortecem os sons externos. Se você conseguir telas de tecido, o efeito é melhor.

Quadros para abafar o barulho dos vizinhos

 (Antti Lehti / EyeEm/Getty Images)

Aplicar papel ou adesivo de parede

Mas o adesivo precisa ser bem encorpado, grosso mesmo, para valer a aplicação. E tanto papel quanto adesivo têm o efeito turbinado se possuírem textura.

O lance é que eles “amaciam” a superfície da parede e funcionam como filtros para os sons que podem passar por ela. Isso funciona especialmente bem para cômodos que dividem parede com outra casa ou apartamento e para as paredes que ficam ao lado do elevador.

Colocar cortinas em todas as janelas

O tecido absorve o som externo. Por isso, quanto mais grossa ou mais camadas tiver, melhor a funcionalidade da cortina para minimizar barulhos.

Espalhar almofadas e pufes pelo chão (e ter um tapete sob eles)

Os vizinhos de baixo são barulhentos? Espalhe várias almofadas e vários pufes pelo chão, para que eles filtrem os ruídos. Um tapete por baixo ajuda muito. Além de tudo, o visual fica lindíssimo!

Veja também

Instalar um painel de tecido ao redor da TV

Esta é uma solução maravilhosa para apartamentos em que a meia-parede com o apartamento vizinho fica na sala e os dois resolveram colocar TV exatamente nela (cada um do seu lado, naturalmente). O painel de tecido, você já deve ter adivinhado pelas dicas anteriores, absorve o som do lado de lá e traz paz para seu lar doce lar.

Adotar uma cabeceira de parede na cama

De tecido ou, ainda melhor, acolchoada, ela barra a entrada de sons da casa ou do apartamento vizinho.

Aplicar painéis de drywall nas paredes e no teto

Tem vizinhos de cima que amam fazer um “toc toc toc” com os sapatos a qualquer hora do dia ou da noite? As placas de gesso laminado, comercialmente chamadas de dry wall, são sua solução: conseguem barrar até 30 decibéis. É o investimento mais alto desta lista, mas vale muito o dinheiro aplicado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s