Apê de 73m² tem espaços integrados e decoração moderna

O segredo do aproveitamento de espaço é a união dos cômodos, que ficaram pra lá de charmosos com um estilo bem contemporâneo.

Nem parece que são 73m² e a sala ampla é a responsável por essa sensação. O truque é a integração: a cozinha foi aberta para o estar, que também roubou toda a área da varanda envidraçada. “Esses cômodos tinham funções conectadas no dia a dia, então fez todo sentido criar um único ambiente e explorar melhor o potencial dos espaços”, diz o arquiteto Bruno Moraes.

A decoração contemporânea tem como destaque o acabamento com efeito de concreto aparente, presente no teto da varanda, do estar e da cozinha. Os trilhos eletrificados reforçam a proposta industrial. E como um estilo moderno permite a inserção de toques retrô, destaque para os subway tiles (azulejos que lembram aqueles dos metrôs de Londres) nas paredes da cozinha e da churrasqueira. As cores eleitas para a paleta do projeto ficam nos tons mais neutros de cinza, preto e branco, mas tudo é aquecido pela presença da madeira, dos tijolos e tons de cobre.

Confira as fotos de todos os ambientes.

Os pilares e vigas que não podiam ser removidos foram disfarçados com gesso ou nichos, como a estante embutida. Todo o piso foi nivelado e tem porcelanato Broadway, de 0,60 x 1,20 m, da Portobello.

Os pilares e vigas que não podiam ser removidos foram disfarçados com gesso ou nichos, como a estante embutida. Todo o piso foi nivelado e tem porcelanato Broadway, de 0,60 x 1,20 m, da Portobello. (Luis Gomes / Divulgação/Reprodução)

 

O móvel da TV é um curinga! Note que ele se estende até a área da varanda, onde se transforma em uma bancada de home office e termina com um armário.

O móvel da TV é um curinga! Note que ele se estende até a área da varanda, onde se transforma em uma bancada de home office e termina com um armário. (Luis Gomes/Divulgação/Reprodução)

 

A churrasqueira segue a linguagem da cozinha, com revestimento de tiles cerâmicos Metro Black, de 10 x 20 cm, da Eliane.

A churrasqueira segue a linguagem da cozinha, com revestimento de tiles cerâmicos Metro Black, de 10 x 20 cm, da Eliane. (Luis Gomes/Divulgação/Reprodução)

 

Na parede de entrada, a graça está nos tijolinhos – cerâmica que imita o material Brick Mattone, da Lepri). A escolha faz um contraponto com os tons claros.  O tapete é o modelo Kilin Geométrico, de algodão, da Anapí.

Na parede de entrada, a graça está nos tijolinhos – cerâmica que imita o material Brick Mattone, da Lepri). A escolha faz um contraponto com os tons claros.  O tapete é o modelo Kilin Geométrico, de algodão, da Anapí. (Luis Gomes/Divulgação/Reprodução)

 

Na cozinha, o toque retrô vem dos tiles (Metro White, de 10 x 20 cm, da Eliane) da parede da pia. A bancada é de quartzo (Super White, da Emporiostone) e os armários são de laca preta fosca. A bancada americana é uma verdadeira ilha, equipada com fogão.

Na cozinha, o toque retrô vem dos tiles (Metro White, de 10 x 20 cm, da Eliane) da parede da pia. A bancada é de quartzo (Super White, da Emporiostone) e os armários são de laca preta fosca. A bancada americana é uma verdadeira ilha, equipada com fogão. (Luis Gomes/Divulgação/Reprodução)

 

Menos é mais: no quarto, tons de cinza e uma banqueta que faz as vezes de um criado-mudo.

Menos é mais: no quarto, tons de cinza e uma banqueta que faz as vezes de um criado-mudo. (Luis Gomes/Divulgação/Reprodução)

No banheiro, os tiles pretos se repetem e o ambiente ganha mais acolhimento com o móvel com acabamento amadeirado.

No banheiro, os tiles pretos se repetem e o ambiente ganha mais acolhimento com o móvel com acabamento amadeirado. (Luis Gomes/Divulgação/Reprodução)

Veja também