Aprenda a escolher as plantas certas para ambientes com pouca luz

Não é porque sua sala e sua sacada são pouco iluminadas que você não pode ter sua urban jungle.

Verde que te quero verde e na minha sala ou sacada que recebe pouca luz. Este é um drama de muita gente que mora em imóveis cercados por prédios ou cuja construção simplesmente não levou em consideração a orientação solar, o que acaba deixando os ambientes escuros.

Mas a falta de luz do sol não deve impedi-la de fazer sua urban jungle; você pode usar plantas de sombra plena ou de meia sombra para ter mais natureza dentro de casa. São vegetações que não precisam de radiação direta e abundante para manterem suas funções e que dão um toque especial a qualquer lar. “Elas trazem beleza e aconchego, inspiram a criatividade e são super simples de cuidar”, defende a paisagista Maíra Ferreira, proprietária do Horto Girassol.

A jardinista Thais Santos alerta apenas para um detalhe: não espere um jardim florido dentro de casa. “As plantas que se adequam às sombras tendem a ser folhagens. Algumas dão florescências de vez em quando, até um cacto dá, mas é raro e esta deve ser a última expectativa de quem pretende usá-las”, diz.

Veja também

Com a ajuda deMaíra e Thais, vamos desvendar esse universo com você!

Espécies de plantas ideais para sombra plena

– Espada de São Jorge

– Samambaia

– Ciclanto

– Costela de Adão

– Pau d’água

– Dracena arborea

– Palmeira areca

– Bambu da sorte

– Jiboia

– Orquídeas

O principal cuidado com as plantas de sombra plena é em relação à hora de regá-las, pois o excesso de água pode sufocar as raízes e matar a planta. O ideal é sentir a umidade da terra para decidir se está na hora de regar novamente. A terra está seca, até meio soltinha? Pode regar. Está úmida, um pouco pegajosa ainda? Espere mais um pouco para levar água até ela.

Também é legal estar atenta às folhas e tirar as secas constantemente, para que elas não roubem a energia e a beleza das folhas saudáveis, além de observar se elas não estão com pontinhos brancos de praga – se estiverem, a dica é lavá-las e em seguida aplicar um produto adequado para a espécie, que você encontra em lojas de jardinagem.

Veja também

Espécies de plantas ideais para meia sombra

As mesmas adequadas para sombra plena, acrescentando:

– Asplenio

– Strelitzia

– Cactos

– Palmeira licuala

– Yucca

– Árvore da felicidade e da fortuna

– Dracena

Devem ser tomados os mesmos cuidados necessários para as plantas de sombra plena, com um extra: para ela crescer por igual, é bom girar o vaso de tempos em tempos, pois o lado que pega mais luminosidade pode se desenvolver mais.

Como combinar as plantas em um ambiente com pouca luz

Existem algumas formas legais de dispor as plantas na sala ou na sacada. Uma é criar uma organização planejadamente bagunçadinha: vasos mais baixos à frente, médios na camada intermediária, altos no fundo, com mistura de tamanhos e cores de folhas. À primeira vista, a impressão é que as plantas foram colocadas à toa em seus lugares e ficou legal, mas a verdade é que houve cuidado no posicionamento de cada uma.

Você também pode criar um jardim vertical com um fundo de madeira ou dispor os vasos livremente no espaço que tiver.

plantas de sombra plena e meia sombra

 (Maíra Ferreira/Divulgação)

Além disso, fique atenta aos seguintes cuidados com suas plantas:

– Sempre coloque um pratinho embaixo do vaso, para que a água não escorra pela sala ou pelo chão da sacada.

– Se o vaso for muito grande, coloque argila expandida no fundo, para dar altura, e sobre ela acrescente o pratinho e um vaso mais raso com a planta – assim, o arranjo não ficará tão pesado e sua manutenção será mais simples.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s