Certo ou errado: posso usar tapete na sala de jantar?

De que tamanho ele deve ser? Vai sujar muito? Confira as orientações sobre o uso do tapete nesse canto da casa.

Siga o mdemulher no Instagram

O tapete tem a função de vestir o cômodo! Já reparou como um espaço com tapete fica mais acolhedor, mais aconchegante e muito bem decorado? Mas a escolha do modelo e o local onde você vai colocar a peça são fundamentais para garantir esse resultado positivo. Aí vem a dúvida: posso usá-lo na sala de jantar? A designer de interiores Leila Cordeiro diz que sim, mas há restrições.

O primeiro fator a se considerar é a segurança. “O tapete deve ser bem maior que a área da mesa com cadeiras para não correr o risco dos pés das cadeiras enroscarem nas bordas dele. O ideal é que o tecido ultrapasse de 70 cm a 1 m da composição do jantar, dando espaço para a movimentação sem acidentes”, esclarece. O tipo de tecido também é fundamental para garantir a estabilidade das cadeiras: prefira os mais encorpados, menos macios.

Outra questão a ser levada em conta é a possibilidade de limpeza do tecido. Confira se ele é lavável, pois essa é uma área que certamente sujará com a queda de alimentos e bebidas. Semanalmente será preciso arrastar as cadeiras e passar um aspirador na peça.

E, por fim, é preciso considerar a estética. Para acertar na escolha e garantir um visual harmonioso, é necessário analisar o estilo da decoração do ambiente de forma geral para casar o modelo do tapete.