Da escolha da tinta à limpeza do rolo: 8 dicas para pintar a casa sozinha

E um guia básico para escolha de cores para quebrar a monotonia das paredes. 😉

Pode ser que você esteja a fim de dar uma cor nova a uma parede ou a um cômodo da sua casa; que a pintura esteja meio velhinha e desgastada e você considere que uma demão de tinta vá ajudar; que você precise entregar a casa ou apartamento em que mora e a pintura nova esteja incluída no contrato de aluguel.

Existem muitas razões para pintar uma casa, e você pode fazer isso sozinha – seja por falta de orçamento para pagar alguém ou por curtir um DIY mesmo. Com a consultoria das decoradoras Andreia Schmitt e Luciene Ferraz, vamos lhe ajudar em cada passo dessa tarefa. Venha conosco!

A cor ideal para cada cômodo

Antes de qualquer coisa, é importante definir as cores que serão usadas na pintura. Claro que você pode optar por deixar a casa toda branca, mas um tom que quebre a monotonia sempre é bem-vindo – a ideia é usá-lo apenas em uma ou duas paredes de cada cômodo.

– Amarelo – interfere positivamente nos sentidos ligados à alimentação, então fica legal na cozinha e/ou na sala de jantar.

– Azul – relaxa e facilita o bom sono, o que torna a cor ideal para quartos. Uma boa ideia é aplicar a cor na parede que será mais visualizada quando você estiver deitada na cama – e vale até o teto!

– Verde – além de trazer uma sensação de bem-estar, acalma bastante quem estiver no ambiente, por isso é recomendado para quartos de bebês e de crianças.

– Vermelho – aumenta a energia e fica bem na sala de estar, no home office e nas áreas externas (sacada, varanda, terraço, quintal)

– Laranja – incrementa o interesse sexual, o que obviamente torna a cor interessante para o quarto onde haja possibilidade de transar.

– Violeta – mexe com o lado místico e ameniza inquietações e fica ótima nos banheiros.

Veja também

Como escolher o tipo de tinta para pintar as paredes

A maioria das marcas tem duas linhas de tintas: econômica e premium. A econômica, como o nome sugere, custa menos, mas tende a ser um pouco mais fina e precisar de duas ou três demãos para uma finalização perfeita. Já a premium é uma tinta mais encorpada, que muitas vezes resolve seu problema com uma única demão.

Quanto à formulação, você pode usar tinta à base d’água ou à base de solvente. A primeira é mais indicada para pintoras iniciantes, pois pode ser facilmente removida caso respingue acidentalmente em algum lugar (basta passar um pano úmido imediatamente), só que não tem acabamentos extras; ela é fosca e pronto.

Já a segunda, apesar de ser mais difícil de limpar em casos de pequenos acidentes de percurso, é perfeita para quem quer mais do que uma pintura básica nas paredes; é a tinta à base de solvente que permite acabamento fosco, acetinado, brilhante e outras variações, de acordo com as marcas.

Como calcular a quantidade de tinta necessária para pintar a casa

Como regra, um galão de cerca de 3,8 litros de tinta é suficiente para duas demãos em uma parede de 20 m². Se a tinta render algo diferente disso, a informação exata vem em destaque na embalagem.

Acessórios necessários para pintar paredes

Você precisará de:

– Rolos de pintura: os de esponja são melhores para pinturas básicas, e o tamanho dependerá da área a ser pintada.

– Pincéis: são necessários para fazer a pintura das divisas entre paredes e batentes de janelas e portas.

– Bandeja de pintura: importante para despejar pequenas quantidades de tinta e abastecer o rolo de quando em quando, pois não é legal mergulhá-lo no galão de tinta – a tinta vai escorrer, é um horror. O tamanho da bandeja deve ser escolhido de acordo com a largura do rolo.

– Luvas de látex: para proteger suas mãozinhas dos produtos químicos.

Dicas para pintar a casa sozinha

 (Petri Oeschger/Getty Images)

Como preparar a casa antes de começar a pintura das paredes

Afaste todos os móveis das paredes e os cubra com lençóis ou panos. O chão deve ser forrado com algum papel flexível que precisa ser fixado ao piso com fita crepe (jornal ou papel pardo são ideais para este fim). Passar uma fita adesiva protetora nos batentes de janelas e portas é uma solução inteligente para evitar que eles recebam pinceladas acidentais de tinta.

Ah, e é imprescindível que as paredes também estejam preparadas: elas devem estar limpas e secas quando receberem a primeira demão de tinta.

Horizontal ou vertical? A direção correta para a pintura das paredes

O rolo e o pincel com tinta sempre devem ser passados na vertical nas paredes. Assim, há menos risco de a tinta escorrer (=a tinta rende mais) e a finalização fica bem mais perfeitinha.

Como limpar pincéis e rolos depois da pintura da casa

Tão importante quanto a forma de limpar pincéis e rolos de tinta é saber quando fazê-lo: sempre que eles forem ficar por mais de 15 minutos sem ser usados. Ou seja, quando você fizer uma pausa para almoço, lanche, jantar ou uma ida demoradinha ao banheiro.

Se a tinta for à base d’água, basta lavar os pincéis e rolos em água corrente e deixá-los secando. Simples assim.

Já nos casos de tinta à base de solvente é necessário o uso de um solvente de tintas e vernizes. Aqui, você deverá despejar o produto em um copo (para limpeza de pincéis) ou em uma bandeja de pintura extra (para limpar os rolos) e esfregar os pincéis e os rolos até que não haja vestígio de tinta neles. Não passe água nos pincéis e rolos depois da limpeza com solvente; deixe-os secando ao ar livre.

E não esqueça de fechar bem as latas de tinta

Quase sempre sobra tinta quando acaba a pintura. Feche bem as latas para preservar o material em boas condições de uso para ocasiões futuras e mesmo para um retoque da pintura que acabou de ser feita.

Via de regra, basta pressionar bem a tampa sobre a borda até ouvir um “tum” abafado. Se a tinta que você usou for diferentona no fechamento, haverá instruções na própria tampa sobre o procedimento correto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s