O plugue não encaixa na tomada! E agora?

Você já deve ter reparado que as tomadas de três pinos têm diâmetros diferentes. Entenda o motivo e nem pense em usar adaptadores!

O novo padrão brasileiro de tomadas de três pinos às vezes confunde: por que alguns aparelhos elétricos vêm com plugues mais gordinhos que não entram nos orifícios da tomada? A resposta está na intensidade da corrente que precisam para funcionar. Os plugues fininhos são os que usam corrente de 10 amperes (A) e os mais grossos são os que pedem corrente de 20 amperes (A). Veja o que isso significa na prática:

Os que operam com corrente maior, de 20 A, são os mais potentes – geralmente micro-ondas, geladeira, máquina de lavar, secadoras… E eles têm plugues mais grossos justamente para impedir que se conectem em uma tomada de baixa corrente, causando uma sobrecarga na rede. “Isso preserva a tomada e a fiação do risco de sobreaquecimento e curto-circuito, mas muitas pessoas ainda ignoram a possibilidade de causar um incêndio e improvisam com adaptadores”, explica Lucas Machado, engenheiro eletricista da Steck. Por isso, nada de dar esse jeitinho.

 

Nesse caso, é preciso que a tomada e a fiação que passa ali dentro da parede estejam preparadas para o uso de um equipamento que pede corrente maior. Lucas explica que, para fazer essa adaptação, é preciso que o circuito ligado à tomada seja reforçado, o que requer orientação de um profissional da área de elétrica.