Piso de cimento queimado: 7 dúvidas respondidas

O que é? Como fazer? Como limpar e manter bonito? Pode pintar? Como evitar que trinque? E + 15 inspirações para a sua casa.

Neutro e capaz de dar a qualquer ambiente um look chic-industrial, o piso de cimento queimado chegou há alguns anos como possibilidade de acabamento para casas e apartamentos brasileiros, caiu no gosto de gente de todos os estilos e ficou.

Razões para isso não faltam. Além do fator curinga de que falamos ali em cima, o piso de cimento queimado é muito prático no dia a dia, não se desgasta com facilidade e, se você tiver paciência e um pouco de habilidade, pode até fazer você mesma.

Tire suas dúvidas sobre o piso de cimento queimado nas nossas perguntas e repostas. Depois delas, confira 15 inspirações para a sua casa.

O que é cimento queimado?

É uma argamassa feita a partir da mistura de cimento, areia e água. Simples, simples.

O “queimado” do nome não tem nada a ver com fogo. É apenas um nome técnico dado ao processo de jogar cimento seco sobre a argamassa ainda úmida, o que confere ao piso o efeito desejado.

Como fazer piso de cimento queimado em casa?

Não é difícil, mas é um pouco trabalhoso. E não pode desistir no meio do caminho, então tenha certeza de que terá tempo e disposição no dia em que decidir fazer.

Primeiro você precisa limpar o piso original, tirando qualquer vestígio de gordura e de produto químico dele. Se ele for muito lisinho, faça algumas ranhuras nele, pois o cimento queimado precisa de uma certa porosidade para aderir.

A cada 2 metros, coloque juntas de dilatação sobre o piso; elas evitarão que o cimento queimado crie fissuras na secagem ou trinque posteriormente.

Então prepare sua argamassa. Misture 1 parte de cimento estrutural (o cimento comum) com 4 partes de areia grossa (areia de obra) e água. A água é colocada “a olho”, até a massa chegar a uma consistência semelhante à do iogurte grego. Um saco de 50 kg de cimento é suficiente para um cômodo de aproximadamente 10 m.

Finalmente chegou a hora de aplicar a argamassa no chão! Distribua-a uniformemente pelo piso, com altura entre 2 cm e 3 cm – nunca mais que 3 cm, porque ela deforma. Alise bem o piso com o auxílio de uma desempenadeira.

Agora é preciso “queimar” o piso. Espalhe cimento seco por cima do piso úmido, cobrindo-o totalmente. É muito importante que o piso esteja realmente úmido, então recomenda-se que você faça isso no intervalo máximo de 6 horas após a aplicação da argamassa.

Se você quiser que seu piso de cimento queimado seja colorido, misture tinta em pó ao cimento que será polvilhado sobre o chão. Pode ser da cor que você quiser, na proporção de 1 para 1 (uma medida de tinta em pó para 1 medida de cimento).

Espere cerca de 30 minutos para que a argamassa absorva bem o cimento ou a mistura e então alise o piso novamente com a desempenadeira.

A partir daí, você terá que esperar que o piso seque totalmente, o que poderá levar até 2 ou 3 dias.

Quando ele estiver sequinho, lave-o com água e sabão neutro. Espere secar novamente (será um pouco mais rápido agora – em questão de horas, dependendo do clima) e aplique cera incolor sobre todo o piso. Para impermeabilizar, 2 demãos bastam; se você quiser uma finalização lisinha e brilhante, aumente para 6 demãos.

Veja também

Como evitar que o piso de cimento queimado trinque?

Com a colocação de juntas de dilatação sob a argamassa, como explicado acima.

É fácil limpar piso de cimento queimado?

Facílimo. Você só precisa de água, um pano de chão ou rodo de limpeza e sabão neutro ou mistura multiuso. Uma passada no chão e pronto.

Como é a manutenção para o piso de cimento queimado estar sempre bonito?

Limpar uma vez por semana, como se faz com qualquer piso, é o primeiro passo.

Se, com o passar do tempo, você notar que ele está ficando fosco ou com a finalização desgastada, aplique uma nova camada de cera incolor.

Posso pintar meu piso de cimento queimado?

Não dá para pintar um piso de cimento queimado com tinta convencional. Ela não tem a aderência necessária e em pouco tempo o aspecto do piso ficará falhado.

A melhor forma de ter um piso de cimento queimado colorido é incluindo tinta em pó na preparação original, como explicado algumas perguntas acima.

Piso de cimento queimado resiste à umidade do banheiro?

Sim, o cimento queimado resiste à umidade tranquilamente e pode ser usado com toda segurança nos banheiros. Também resiste à exposição ao sol por longas horas do dia sem se deteriorar. É um piso que se adapta bem a todos os cômodos da casa, sejam eles secos ou úmidos, fiquem eles ao sol ou à sombra. Nas salas de estar e de jantar, nos quartos, na cozinha, nos banheiros, na área de serviço, no hall de entrada… Não há limites para a instalação de um piso de cimento queimado.

E agora, 15 inspirações de piso de cimento queimado

Piso de cimento queimado

 (Architekturawnetrz/Reprodução)

Piso de cimento queimado vermelho

 (Pinterest/Reprodução)

Piso de cimento queimado

 (Homedit/Reprodução)

Piso de cimento queimado

 (Interiorator/Reprodução)

Piso de cimento queimado verde

 (Pinterest/Reprodução)

Piso de cimento queimado

 (The Brick House/Reprodução)

Piso de cimento queimado

 (Home Adore/Reprodução)

Piso de cimento queimado

 (Italstroy/Reprodução)

Piso de cimento queimado

 (Houzz/Reprodução)

Piso de cimento queimado azul

 (Pinterest/Reprodução)

Piso de cimento queimado

 (Italstroy/Reprodução)

Piso de cimento queimado manchado

 (HawaiInovation/Reprodução)

Piso de cimento queimado preto

 (Kenneth Brown Design/Reprodução)

Piso de cimento queimado

 (Archdaily/Reprodução)

Piso de cimento queimado verde

 (Pinterest/Reprodução)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s