Vinagre na faxina: ele é um substituto milagroso para produtos de limpeza

Nada melhor do que um limpador natural, eficiente e barato. O vinagre limpa, tira manchas e desinfeta. Saiba como usá-lo.

Vinagre na faxina

 (ThamKC/Reprodução)

Pode parecer mentira, mas o vinagre é, sim, um poderoso agente de limpeza. E a explicação é que seus componentes trazem propriedades desinfetantes e desengordurantes. Isso sem contar que é biodegradável e não causa danos ao meio ambiente, como grande parte dos produtos de limpeza do mercado. Ah, e o bolso também agradece, porque vinagre custa pouco!

Mas atenção, o vinagre branco é o ideal e não deixa cheiro – fuja dos que possuem corantes ou aromas para evitar manchas e odores. Confira as receitinhas caseiras a seguir.

 

Limpeza de vidros

A dica é diluir duas colheres de sopa de vinagre em dois litros de água quente. Borrife no vidro ou espelho e passe um pano de microfibra para limpar (ou jornal) e, depois, enxugue com um pano seco. É brilho certo.

Mofo nos armários

Depois de esvaziar o móvel, limpe toda a parte interna com uma solução de água e vinagre dosados em partes iguais. Feche as portas e, duas horas depois, passe um pano com água. Aí, sim, deixe o armário aberto até secar para devolver as roupas.

 

Veja também

Mancha no vaso sanitário

Para remover nódoas e desinfetar, basta despejar vinagre no interior e esperar uma hora. Em seguida, esfregue e dê a descarga. Vai ficar branquinho!

Tapete ou tecidos manchados

Misture a mesma quantidade de água e de vinagre e passe na superfície. Deixe por dois minutos e seque. Repita o procedimento quantas vezes precisar. A misturinha só não funciona para manchas de tinta e sangue.

Rejunte sujo

O truque é usar vinagre puro. Aplique em todo o rejunte, deixe agir por duas horas, esfregue com uma escova e enxague. O rejunte vai ficar clarinho!

Cheiro de xixi

Se o quintal, a varanda ou qualquer ambiente que tenha piso lavável está impregnado com cheiro de xixi, anote a receita para acabar com o problema: 1 litro de água, ½ copo de vinagre, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ¼ de copo de álcool e 1 colher de sopa de amaciante. Lave e sinta a diferença!

 

Veja também

Fogão engordurado

Para acabar com a gordura que fica impregnada na superfície do fogão, deixe um pouco de vinagre sobre a sujeira por 15 minutos. Pronto! É só remover.

Micro-ondas cheirando mal

Sabe quando você cozinha algo forte e o micro fica com aquele cheiro ruim? Para eliminar esse odor, coloque uma xícara de água com duas colheres de sopa de vinagre e aqueça por até 5 minutos. Quando apitar, deixe a porta fechada por mais 5 minutos. Problema resolvido.

Onde NÃO usar vinagre

Nunca aplique em pedras naturais, como mármore e granito, nem em superfícies envernizadas ou enceradas. O risco é de manchar e desgastar a superfície.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s