10 booktubers para conhecer nas férias

Precisando de dicas de livros ou daquela ajudinha em uma obra obrigatória para a faculdade ou para o vestibular?

Dezembro chegou e junto com ele aquele período maravilhoso chamado: férias. Sejam elas da faculdade, do trabalho ou de qualquer outro compromisso obrigatório que você tenha ao longo do ano.

Junto com esse momento glorioso de descanso, chegam aqueles dias em que fazemos valer cada centavo pago na Netflix – além de rever os amigos, a família e também botar a leitura dos nossos queridos livros em dia.

E como dicas de boas leituras nunca são demais, nós – que também amamos ler – separamos alguns booktubers que mandam muito bem nas resenhas e dicas literárias para você se inspirar nas próximas compras. Bora dar o play e dar aquela aumentada na pilha de livros para ler?

1. Compartilivros

Cida Azevedo é formada em letras pela USP (Universidade de São Paulo), dá aulas de literatura e leitura e, nas horas vagas, bomba o canal do YouTube com diversos conteúdos, desde tags de amizade e leitura a resenhas de obras obrigatórias da Fuvest. É ótimo para se divertir e se preparar melhor para o próximo vestibular, com direito a diquinhas da própria professora ;).

2. Ler Antes de Morrer

Isabella Lubrano é formada em jornalismo e direito e acabou abrindo mão de tudo para se dedicar ao blog e ao próprio canal. No ar desde maio de 2014, ela resenha os mais diferentes tipos de livros e também tem vídeos com comentários de obras obrigatórias da Fuvest. Dá para intercalar com as dicas do Compartilivros.

3. É o último, juro

Quer saber mais sobre: fantasia épica, ficção científica e suspenses policiais? Então você está no lugar certo, amiga. Gabriela Bazan Pedrão, além de ser apaixonada por estes gêneros literários, também é bibliotecária e aproveita os seus vídeos e o conteúdo de seu canal para falar sobre estes dois campos da sua vida. E estas 20 resenhas que ela fez em dois minutos, não é demais?

4. Pam Gonçalves

Pam Gonçalves além de ser booktuber também é escritora, ou seja, é mais uma garota que sabe muito bem sobre o que está falando, já que também faz parte desse mundo dos livros. Em seu canal, além de resenhar diversos títulos, também é possível encontrar vídeos onde ela conta um pouquinho sobre como foi escrever o seu primeiro livro. Yay!

5. All About That Book

Se você pretende ou já ama ler livros em inglês, este é um dos canais que você vai adorar. A Mayra Sigwalt, esta mocinha da foto, lê muitos livros estrangeiros, mas ainda assim sempre tenta indicar e comentar sobre publicações que já chegaram aqui no Brasil.

6. Mel Ferraz – Literature-se

Mellory Ferraz é estudante de Estudos Literários da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), têm o canal há, mais ou menos, quatro anos e fala sobre os mais diversos estilos literários. E por ser estudante dessa área a gente nem precisa comentar que ela manda muito bem, né?

7. Livrada!

Yury Al’Hanati é quem comanda o canal e o blog Livrada!, com vídeos feitos quinzenalmente (e nas semanas sem vídeo, tem resenha no blog) e que abordam diversos temas: resenhas de livros, entrevistas com escritores, coberturas de eventos literários, entre outros. O booktuber, que é jornalista de formação, começou o canal em 2014 e segue firme e forte na produção de conteúdo. Depois conta pra gente se a indicação de filmes também é boa!

8. Tiny Little Things

Há quase nove anos, Tatiana Feltrin aproveita o poder da internet para discutir sobre literatura e os seus mais diversos gêneros. Os vídeos do Tiny Little Things são normalmente mais longos, com cerca de 20 minutos cada, mas sempre com ótimas dicas (como essa de um livro repleto de cartas ). Ah, e assim como outras booktubers que a gente citou aqui na matéria, ela também dá ótimas dicas sobre vestibular.

9. Thereza Reads

Thereza Andrada é atriz, apaixonada por leitura e está no YouTube há cinco anos falando sobre literatura e representatividade, entre outros temas, e dá ótimas dicas de livros dos mais diversos gêneros, tanto em português quanto em inglês – o que é maravilhoso para dar aquela treinada e avançada no vocabulário – e tudo isso de um jeitinho bem especial e divertido.

Obs: como faz para conseguir ler tantos livros assim em um mês? 

10. Tô lendo!

Este canal nasceu para um desafio um tanto quanto ~complicado~ para algumas pessoas: passar um ano inteiro sem comprar nenhum livro! Cláudia Fusco é jornalista e percebeu que ao longo da vida acumulou muitos exemplares que não chegou a ler, justamente por sempre estar comprando livros novos, e, por isso, decidiu que passaria um ano lendo somente tudo o que já estava em sua casa. Incrível, né?

E aí, quais serão as suas próximas leituras nessas férias?

 

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆