13 hits inesquecíveis do Michael Jackson

Uma playlist maravilhosa só com o melhor do cantor. <3

O virginiano Michael Jackson, morto aos 50 anos em 2009 intoxicado por uso abusivo de Propofol e outras drogas, completaria neste sábado (29) 57 anos de vida. E que vida! Não é exagero dizer que foi o inventor da música pop, seus clipes fizeram história e, mais do que isso, derrubou, nos Estados Unidos, as barreiras que ainda existiam entre brancos e negros desde o movimento dos direitos civis nos anos 1960. Ele levou as danças de rua para o mainstream, fez moda com seus looks extravagantes e vendeu muito disco: 750 milhões, só com Thriller, seu álbum mais icônico – foram 100 milhões de cópias, o CD mais bem-sucedido de todos os tempos. Ele é rei e, a despeito de sua movimentada vida particular, merece todas as reverências.

13 – I Want You Back – The Jackson 5

Ah, o primeiro #1 a gente nunca esquece! I Want You Back foi o primeiro grande sucesso de Michael que na época, com 11 anos, pertencia à lendária gravadora Motown e ainda tinha a companhia de seus quatro irmãos no The Jackson 5. I-nes-que-cí-vel!

12 – The Girl Is Mine – Michael Jackson e Paul McCartney

Informação chocante: esta canção foi o primeiro single do multiplatinado Thriller (1982) – esqueça Billie Jean ou a música que dá nome ao álbum. Chegou ao número #2 da Billboard, parada de músicas mais importante dos Estados Unidos, e inaugurou os trabalhos do CD mais bem-sucedido do cantor. Ah, e o hit é uma delícia!

11 – Man in the Mirror – Michael Jackson

Com esse single, que chegou ao #1 das paradas, em 1988, Michael tornou-se o primeiro artista a colocar quatro músicas do mesmo álbum (Bad) no lugar mais alto do pódio – depois, com Dirty Diana, o feito ampliou-se para cinco! O recorde só seria igualado em 2011 por Katy Perry e seu Teenage Dream. Confira uma performance sensacional do hit:

10 – Ben – Michael Jackson

Trilha sonora do filme Ben (1972), a canção homônima sobre a amizade com um ratinho foi o primeiro número #1 de Michael como artista solo.

9 – Black or White – Michael Jackson

“Não importa se você é preto ou branco”: com essa mensagem o Rei do Pop mandava uma resposta para seus “haters” – e a mídia – que não paravam o burburinho em cima da transformação de sua cor de pele. A canção foi um sucesso e permaneceu por sete semanas no topo da parada musical, além de seu clipe, que conta com a participação de Macaulay Culkin e do Slash, ter sido o pioneiro em usar o chamado “efeito morfo”, aquele que muda o rosto das pessoas.

8 – Scream – Michael e Janet Jackson

Parceria de Michael com sua irmã mais nova, Janet, era uma resposta a quem o acusava de abusar sexualmente de crianças. Icônico, o clipe dirigido por Mark Romanek e lançado em dezembro de 1994 – para 64 milhões de espectadores na estreia televisiva – é o clipe mais caro da história: custou cerca de US$ 10.7 milhões.

7 – They Don’t Care About Us – Michael Jackson

Essa música, apesar de não ter sido um grande sucesso, é especialmente cara ao brasileiros pela participação do Olodum e pelo clipe ter sido gravado no Brasil. Na época de seu lançamento, em 1995, Michael foi acusado de antissemitismo por usar as palavras kike e jew, consideradas perjorativas para os judeus.

6 – We Are the World – Michael Jackson e vários artistas

Escrita por Michael e Lionel Richie, é uma das músicas mais famosas – e mais vendidas – de todos os tempos. Contou em 1985 com a participação de 45 artistas, entre eles Cindy Lauper, Dionne Warwick e Bruce Springsteen, em prol de arrecadar fundos para o combate da fome no continente africano. Ficou um mês no topo da parada norte-americana, rendeu em 2010 esta reedição com Justin Bieber, Pink e Miley Cyrus, diversas paródias e, inclusive, foi popularizada por uma versão infame de uma ex-BBB.

5 – The Way You Make Me Feel – Michael Jackson

Terceiro single do álbum Bad a alcançar o primeiro lugar da Billboard, foi responsável, também, foi tornar a modelo Tatiana Thumbtzen, que participa do clipe, conhecida no mundo todo. Alguns boatos dão conta de que teria até pintado um clima entre os dois, algo que nunca foi admitido por nenhum dos dois.

4 – Thriller – Michael Jackson

Dá para acreditar que uma das músicas mais famosas do mundo – e favorita das crianças – nunca alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso? Na verdade, chegou ao número 4. De qualquer forma, tem um dos clipes (de quase 14 minutos!!!) mais icônicos de todos os tempos!

3 – ABC – The Jackson 5

A buh-buh buh buh-buh! Segundo número #1 dos irmãos Jackson!

2 – Bad – Michael Jackson

Segundo single lançado de Bad (1988), a música homônima foi um sucesso e fez todo mundo querer imitar a coreografia do clipe – sem sucesso…

1 – Billie Jean – Michael Jackson

Ok, ele já era famoso, mas com Billie Jean – e suas sete semanas no #1 – se tornou um superastro mundial e iniciou o processo de transformar Thriller no álbum mais vendido de todos os tempos.

Assine a playlist! 😉