15 filmes imperdíveis para quem ama cozinhar e comer bem

Se você gosta de cozinhar ou ao menos de apreciar uma boa comida, esta seleção de filmes vai inspirar você e abrir o seu apetite

Chocolate

“Chocolate”, do diretor Lasse Hallström, é um daqueles filmes deliciosos que faz a gente pensar se não valeria a pena largar tudo para viver em uma pequena cidade francesa. O filme se passa na pacata cidade fictícia de Lansquenet-sous-Tannes. Por lá, as pessoas são conservadoras e um tanto tristes, mas tudo muda quando uma jovem mulher e sua filha chegam no local. Ela inaugura uma chocolataria, que transforma não só o paladar das pessoas, mas principalmente, o modo de ver e viver a vida.

Julie & Julia

Mais de 500 receitas que precisam ser feitas em um ano. Esse é o desafio de Julie Powell, protagonista do filme “Julie & Julia”. Insatisfeita com seu trabalho, Julie decide testar todas as receitas de um dos famosos livros de Julia Child – chef, autora e apresentadora de programas de culinária americana. No longa, Julia é vivida pela diva Meryl Streep.

The Lunchbox

Dirigido por Ritesh Batra, “The Lunchbox” conta como a entrega errada de uma marmita pode mudar para sempre a vida de duas pessoas que não se conhecem. O filme é estrelado por Irrfan Khan, de “As Aventuras de Pi”.

Como um Chefe

Esta comédia dirigida por Daniel Cohen mostra a vida de um jovem e talentoso chef sem muita sorte na profissão. Ele vê sua vida mudar quando esbarra quase que sem querer em um renomado, porém decadente chef.

Sideways

Este filme narra a história de um homem apaixonado por vinhos, que decide na companhia do amigo fazer uma viagem pelas vinícolas da Califórnia.
Durante a viagem, além de degustarem bons vinhos, eles acabam conhecendo duas mulheres.  

A 100 passos de um sonho

Dona de um premiado restaurante na França, Madame Mallory, interpretada por Helen Mirren, vê sua vida mudar quando um restaurante indiano abre do outro lado da rua de seu estabelecimento. No início, ela trava uma batalha com os novos vizinhos, mas baixa a guarda quando conhece o filho de seu adversário – um menino com dotes culinários surpreendentes.   

Os Sabores do Palácio

Uma respeitada chef é escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Palácio de Eliseu. 
Além de ter que cozinhar para conquistar o paladar do presidente, ela terá também que lidar com a inveja de outros cozinheiros do local.

Ratatouille

Essa divertida animação conta a história de Rémy, um ratinho que nasceu com o incrível dom de cozinhar.
Com o sonho de se tornar um importante chef de cozinha, mesmo contra o gosto de sua família, Rémy consegue se infiltrar na cozinha de um conceituado restaurante e acaba ajudando Linguini, que pouco entende de gastronomia, mas precisa manter o emprego.

Simplesmente Martha

A talentosa Martha consegue criar obras de arte cozinhando para um pequeno restaurante da cidade de Hamburgo, mas leva uma vida meio sem graça.
Sua história muda, no entanto, quando ela passa a cuidar da sobrinha após a morte de sua irmã e conhece um divertido cozinheiro que promete alegrar seus dias.  

Soul Kitchen

Zinos Kazantsakis é dono do restaurante que dá nome ao filme, o Soul Kitchen. Os negócios não andam bem, pois os clientes não gostam da comida do novo chef. A situação só piora quando Nadine, namorada de Zinos, muda para outro país. Ele vai atrás dela e deixa o comando do restaurante nas mãos do irmão – um ex-presidiário.

A Festa de Babette

Babette chega a um vilarejo na Noruega após fugir da França. Ela consegue emprego como faxineira e cozinheira na casa de duas mulheres solteiras da região. Após anos de dedicação, ela descobre que ganhou uma fortuna na loteria e decide fazer um jantar para comemorar não só o prêmio, mas também o aniversário do pastor.

Big Night

A história se passa nos anos 50 quando dois irmãos saem da Itália para morar nos Estados Unidos. Eles planejam abrir um restaurante com um cardápio nada convencional.

Sem Reservas

Kate Armstrong é uma talentosa e metódica chef de cozinha que vive praticamente para o trabalho. Ela, no entanto, vê sua vida mudar quando um novo chef chega para trabalhar com ela. 
Além do novo colega de profissão, ela também terá que administrar a chegada de sua sobrinha após a morte da irmã.

Chef

Frustrado por trabalhar em um badalado restaurante de Los Angeles, Carl Casper compra briga com um renomado crítico gastronômico e é demitido. Quando tudo parece perdido, ele consegue ajuda da sua ex-esposa e vai comandar um trailer de comida.

Comer, Rezar e Amar

Cansada de desilusões amorosas, Elizabeth, vivida por Julia Roberts, decide deixar tudo para trás e viver novas experiências em diferentes países. 
Durante sua aventura, ela passa pela Itália e descobre o verdadeiro prazer de comer bem.