17 músicas politicamente incorretas e você (talvez) não sabia

Muito além de "Atirei o pau no gato".

 

1. I Kissed a Girl – Katy Perry

Por que a canção é politicamente incorreta? A música da Katy Perry é divertida e, provavelmente, você a curtiu muito em alguma festa ou balada, mas ela esconde um lado nada legal: a canção perpetua a ideia (heteronormativa) de que garotas só beijam garotas para deixar os homens excitados. Ou mesmo que beijar uma pessoa do mesmo gênero que você é apenas uma experiência e, no fim das contas, você vai voltar para seu namorado e tudo bem. Não! A homossexualidade não é algo trivial… Quem é gay, lésbica, transexual ou travesti nasceu desse jeito. 

2. Boys Don’t Cry – The Cure

Por que a canção é politicamente incorreta? Deixa a gente te contar uma coisa? Garotos choram, sim! E, por mais que a canção seja fofa e conte a história de um cara que quer seu amor de volta, ela passa a impressão machista de que demonstrar sentimentos é coisa de “mulherzinha”. Estamos em 2015. 

3. Misery Business – Paramore

Por que a canção é politicamente incorreta? Quando até mesmo a pessoa que escreveu a canção sabe que ela é uma música obviamente sexista, que promove a rivalidade feminina do pior jeito possível, com certeza tem algo errado aí. E tem! 

4. It’s a Man’s Man’s Man’s World – James Brown

Por que a canção é politicamente incorreta? Diz a canção: “É um mundo dos homens, mas isso não seria nada sem mulheres ou garotas”. Porque, né, o que seria dos homens de bem caso não existissem mulheres lindas e perfumadas para dar sentido à existência deles?

5. Santeria – Sublime

Por que a canção é politicamente incorreta? Sucesso gigantesco na década de 1990, “Santeria” rodou o mundo. E sabe o que mais rodou? Um discurso que prega a violência contra a mulher. Duvida? Confira a letra e fique longe dessa canção. Sério!

6. Every Breathe You Take – The Police

Por que a canção é politicamente incorreta? “Cada movimento que você fizer / Cada promessa que você quebrar / Cada sorriso que você fingir / Cada direito que você reivindicar / Eu estarei te observando”. Precisa dizer mais alguma coisa? #medo #stalker

7. Me Lambe – Raimundos

Por que a canção é politicamente incorreta? Muitos vão dizer que é apenas uma música, outros tantos vão dizer que ela incentiva o abuso de menores…

8. Nasty Girl – Destiny’s Child

Por que a canção é politicamente incorreta? O grupo Destiny’s Child possui várias canções de empoderamento feminino, dentre elas “Independent Woman” e “Bills, Bills, Bills”, e construiu toda uma carreira em cima desse discurso. Beyoncé leu direitinho a cartilha e a aplicou em sua fase solo, inclusive. Mas, claro, como seres humanos, elas também erram! Sim, até mesmo a Bey! Em “Nasty Girl” vemos o chamado “slut-shaming”, que é o ato de fazer uma garota se sentir mal ou culpada por certos comportamentos, sendo perpetuado durante toda a música. Dá uma olhadinha na letra que de tão horrível faria qualquer machista corar de vergonha!

9. 99 Problems – Jay Z

Por que a canção é politicamente incorreta? Jay Z tem muito mais do que 99 problemas nessa canção. Ela está toda errada!

10. You Belong With Me – Taylor Swift

Por que a canção é politicamente incorreta? Taylor Swift atualmente é umas cantoras mais envolvidas com a bandeira feminista e com o chamado “sisterhood” (mulher que fica do lado de mulher), mas ela também já foi – e admite – uma garota que achava normal acreditar que o tamanho da saia da outra é o que faz a fama dela. “You Belong With Me” é sexista pois perpetua a ideia de que a mulher precisa sempre esperar a vontade do homem. Na canção, em vez da artista assumir o que quer e correr atrás do “boy”, ela “sonha com o dia em que ele vai acordar e descobrir que ela é a mulher de sua vida”. E, claro, para isso ainda precisa desmerecer a atual namorada do cara só por que gosta de usar salto alto e roupas curtas. Ainda bem que sempre dá tempo de voltar atrás, né, Tay?!

11. Girlfriend – Avril Lavigne

Por que a canção é politicamente incorreta? Aquela mesma história: por que a música pop acha que você precisa humilhar outra garota para se sentir melhor? É exatamente isso o que a Avril Lavigne fez.

12. Pink – Stupid Girls

Por que a canção é politicamente incorreta? Pink lançou essa canção para zoar garotas como Paris Hilton que supostamente são burras, fúteis e não se importam em ser objetificadas por homens. O que a cantora esqueceu é que qualquer mulher pode ser o que ela quiser, é uma escolha que só cabe a cada uma fazer. E ninguém é melhor do que ninguém. Claro, a intenção da popstar foi boa, mas, né, como dizem, o inferno está cheio de boas intenções…

13. I Shot a Sheriff – Bob Marley

Por que a canção é politicamente incorreta? Bob Marley só queria seguir com sua plantação em paz, mas o xerife não deixava. Resultado? Ele atirou no cara, mas juuura que foi em legítima defesa. Então tá!

14. Half Breed – Cher

Por que a canção é politicamente incorreta? Em 1973, ano de lançamento dessa canção, o debate sobre apropriação cultural sequer existia e “Half Breed” se tornou um grande sucesso na carreira da cantora norte-americana. Em 2015 seria diferente. Cher não é índia e, obviamente, não é racista, mas ao colocar o cocar de penas – símbolo cultural importante desse povo – e usar roupas características faz algo parecido a quando um branco pinta o rosto para interpretar um negro.

15. Blurred Lines – Robin Thicke

Por que a canção é politicamente incorreta? É simplesmente o hit mais misógino dos últimos anos. De acordo com o importante jornal inglês The Guardian, a música é, também, a mais controversa da década. Muitos acreditam que a canção, inclusive, incentiva a cultura do estupro! A frase “Você sabe que você quer”, repetida durante toda a letra, pode sugerir que por causa dessa percepção (errada) o cara pode se sentir à vontade para fazer algo não consensual. 

16. Fricote – Luiz Caldas

Por que a canção é politicamente incorreta? A música é racista e machista. Simples assim. Ela fere a autoestima da mulher negra e pior: ajuda a criar no imaginário popular que a cor da pele interfere no seu modo de agir. E mais: para uma pessoa ser bonita ela precisa mesmo passar batom? 

17. What Makes You Beautiful – One Direction

Por que a canção é politicamente incorreta? Os meninos do One Direction só queriam dizer que o fato da garota ser insegura e não saber que é bonita é o que justamente faz dela incrível. Agora, vamos analisar: se essa garota soubesse que é incrível e fosse dona de si ela não seria tão atraente assim aos olhos de um homen? Pense nisso.

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆