22 livros escritos por mulheres que você precisa ler

Se você ainda não leu ou não conhece algumas das escritoras dessa lista, esta é a sua chance.

Pare um minuto do seu dia e olhe fixamente para a sua estante de livros. Quantas autoras mulheres consegue contar? Se você tem mais de uma escritora em sua coleção particular, já é um bom sinal.

A maioria das pessoas não se importa se um livro é ou não escrito por uma mulher. Talvez por isso o papel das mulheres na literatura ainda seja tímido e, muitas vezes, classificado apenas como literatura “feminina” (lembra-se das Sabrinas e Júlias nas bancas?); enquanto livros escritos por homens não são tomados como “masculinos”.

Uma pesquisa divulgada pela editora Alpaca em maio de 2014, aponta que 50% das pessoas leem cerca de 10 livros por ano e cerca de “1 a 2 livros” ou de “3 a 5 livros” escritos por mulheres.

Veja também: Machado de Assis é homenageado pelo Google em 178º aniversário

O portal VIDA (Women in Literary Arts), que verifica a presença numérica das mulheres na literatura, comprova que há uma divisão entre a presença dos gêneros nos principais jornais do mundo, em que as mulheres representam um número muito menor entre as autoras de obras resenhadas.

Para tocar nessa ferida, o projeto “Read Woman 2014”, da escritora Joanna Walsh, ganhou proporção mundial ano passado e até uma hashtag e um Tumblr em português foram divulgados: #leiamulheres2014. E ela tem apenas uma intenção: quer que mulheres sejam (mais) lidas. E nós também!

A editoria Outra Medida, do Brasil Post e que está presente em todas as edições do Huffington Post, tomou os homens como tema principal recentemente. Aproveitando este gancho, veja nas fotos acima uma seleção de livros escritos por mulheres que todo homem precisa ler (ou pelo menos deveria) . Mas se você não é homem e ainda não conhece ou não leu algumas delas, esta é a sua chance.

A seleção foi feita com sugestões das jornalistas Andréa Martinelli, Ione Aguiar e Luiza Bodenmüller.

Matéria publicada em Brasil Post.