5 dicas para aproveitar ainda mais o Spotify

Conheça alguns truques para explorar melhor o serviço de streaming de música

Você sabe que o serviço de streaming de música Spotify chegou ao país e que muitos amigos seus adoram usar. O que talvez não saiba é como tirar maior proveito desse serviço. As cinco dicas a seguir mostram como incluir músicas em blogs, acompanhar a letra das canções durante a audição, usar o serviço para aprender novos idiomas, aprimorar as buscas e integrar o Spotify na sua biblioteca de músicas existente. O Spotify tem opção gratuita, mas com anúncios, e uma assinatura Premium, com mais recursos, que sai por 5,99 dólares por mês.

Estilo karaokê

Quer conhecer a letra de uma música para cantar junto? Pois com o aplicativo TuneWiki, o texto surge na tela e o trecho que está sendo pronunciado pelo cantor aparece em destaque, como se fosse um karaokê. O app está disponível na opção AppFinder, localizada na barra da esquerda do Spotify para computador. Depois de clicar no programa, pressione o botão Add (em verde) para inclui-lo como favorito. Com isso, ele fica disponível na barra da esquerda. Aí é só escolher sua música, executar o TuneWiki e soltar a voz. 

Música no blog

As canções que você curte no Spotify também podem ser inseridas em seu blog. Para isso, basta selecionar uma faixa e clicar com o botão direito do mouse. No menu que surge, selecione Copy Embed Code. Feito isso, entre na ferramenta de publicação (WordPress, por exemplo), vá até a página desejada, cole o código que você copiou e salve.

Aprenda idiomas 

Nem só de música vive o Spotify. O serviço também permite estudar outros idiomas. Para isso, clique em AppFinder, na versão para computador, e instale o Listen Language, aplicativo que traz cursos gratuitos (em áudio) de línguas como inglês, alemão, espanhol, grego e até ucraniano. Basta escolher um deles, selecionar o tema que deseja aprender e ouvir as instruções. Os cursos selecionados ficam disponíveis também na versão para smartphone. 

Importe arquivos

É possível importar as canções que estão no iTunes do seu computador para o Spotify, unificando sua base de músicas. O caminho para isso é clicar em File > Import Playlists > iTunes. Será criada uma pasta com essas canções. Para encontrá-la, role até o final a barra que fica à esquerda da tela. Também é possível incluir novas canções a essa pasta. Basta selecionar e arrastar as músicas, soltando-as no local. 

Melhores buscas 

Muitas vezes, as buscas por nome de artistas trazem resultados que você não quer, como alguém fazendo um cover. Para refinar as pesquisas, vale utilizar algumas palavrinhas mágicas. Na hora de localizar um cantor ou uma banda, digite artist:nome – por exemplo artist:iron maiden. Para músicas, use track:nome da música, como track:fear of the dark. E dá para combinar termos para receber respostas ainda mais precisas. Se você digitar artist:david guetta AND usher, verá apenas links para canções que trazem essa dupla. Se quiser excluir algo dos resultados, use o termo NOT (em letra maiúscula, mesmo).

Matéria publicada em INFO.

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆