Batman 80: visitamos a exposição imersiva do herói e ela é impressionante

Localizado no Memorial da América Latina, o espaço de 600m² abre as portas para o público nesta quinta (5) e é um presente nostálgico aos fãs do morcego.

Em 1939, a primeira HQ do Batman foi lançada. De lá pra cá, inúmeras edições foram publicadas, além de diversas adaptações para a TV e o cinema. O herói da DC Comics agora completa 80 anos de existência, mas ainda tem o espírito bem jovial. O MdeMulher visitou a incrível ‘Batman 80: A Exposição‘ e conta agora pra você os detalhes.

São Paulo recebe a partir desta quinta-feira (5) uma exposição inédita no Memorial da América Latina, que celebra o octogésimo aniversário do homem-morcego. ‘Batman 80: A Exposição’ é uma experiência imersiva que reúne (muitos!) itens do Batman e dos personagens que o rondam em mais de dez ambientes temáticos.

Batman 80 ‘Batman 80’ reúne acervo gigante que inclui desde brinquedos até itens raros de colecionador.

‘Batman 80’ reúne acervo gigante que inclui desde brinquedos até itens raros de colecionador. (Fernando Gomes/MdeMulher)

Em parceria com a Warner Bros. e com a curadoria de Ivan Freitas da Costa – sócio-fundador da Comic-Con Experience (CCXP) e também responsável por outras mostras recentes na capital paulistana, como ‘Quadrinhos‘ e ‘Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição‘ – ‘Batman 80’ é simplesmente um deleite para quem sempre gostou do super-herói, mas não deixa de encantar o público que não é muito familiarizados com o personagem. Pode acreditar: a grandeza da mostra enche os olhos de qualquer um.

Alguns dos objetos raros do homem-morcego foram concedidos por Márcio Escoteiro, o maior colecionador de Batman do Brasil, que ajudou a montar a exposição com um super acervo de itens históricos.

Visualmente, tudo é muito belo. O detalhamento nas salas é impecável e a sensação é de que você foi convidado pelo próprio Batman para conhecer mais sobre o mundo dele.

No primeiro ambiente está a sala de jantar da mansão Wayne. Com os mínimos detalhes, o visitante observa a longa mesa, os livros, as HQs lendárias e a decoração rústica que dá uma sensação de frieza – que é uma marca registrada no universo do Batman. Além disso, há também o quesito sonoro que traz um charme à mais para a imersão na sala.

Batman 80 Sala da mansão Wayne remonta com perfeição os detalhes da história do Batman.

Sala da mansão Wayne remonta com perfeição os detalhes da história do Batman. (Fernando Gomes/MdeMulher)

Batmóvel, batcaverna, hall dos vilões… Tudo isso pode ser conferido na exposição. Durante a abertura para a imprensa, o curador ainda explicou uma façanha: em algumas salas estão disponíveis personagens do mundo dos quadrinhos com um botão ao lado que, quando pressionado, libera uma fala marcante deles. O que dá o ar da graça é que as vozes emitidas são de dubladores dos desenhos originais – com falas totalmente inéditas, gravadas exclusivamente para essa exposição.

Falar sobre os detalhes mais técnicos e de relíquias disponíveis nas salas seria um baita de um spoiler, mas o que podemos dizer é: vá preparada para curtir uma exposição que acolhe a todos e que pode agradar até mesmo quem não é muito chegado no herói. Você vai se surpreender.

Batman 80 Fiel escudeiro: artigos de Robin também podem ser admirados nas instalações da exposição.

Fiel escudeiro: artigos de Robin também podem ser admirados nas instalações da exposição. (Fernando Gomes/MdeMulher)

Batman 80: A Exposição

Quando: De 5 de setembro a 15 de dezembro de 2019
Horário: Terças e sextas, das 12h às 21h / sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h
Onde: Espaço Multiuso do Memorial da América Latina (Portões 8, 9 e 13) – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, 01156-001. Próximo da Estação Barra Funda do Metrô
Preços: Terças e sextas – 35 reais a inteira e 17,50 a meia / sábados, domingos e feriados – 45 reais a inteira e 22,50 a meia. Entrada gratuita para crianças de até 4 anos.
Onde comprar os ingressos: Na bilheteria local ou através do site oficial do evento.