bowie

bowie

Muito antes de você ser adolescente e se apaixonar por David Bowie, muito provavelmente seu coração bateu mais forte com o vilão Jareth, o Rei dos Duendes do filme Labirinto (196)

Reprodução/Tumblr theworldoflabyrinth Reprodução/Tumblr theworldoflabyrinth

Reprodução/Tumblr theworldoflabyrinth (/)

Labirinto foi o sexto filme na carreira do camaleão, mas, ainda assim, um dos mais queridos por seus fãs (principalmente devido a sua atuação fantástica e a quantidade de músicas apresentadas).

Mas ele surgiu nas telas de cinema pela primeira vez em 1969, no filme britânico Soldados Virgens, mostrando os outros problemas da infantaria, além da guerra.

Já em 1973, Ziggy Stardust e as aranhas de Marte, David Bowie é Ziggy, o personagem criado por ele mesmo nos palcos e que o levou a fama mundial. O filme mostra o show de despedida de Ziggy e o nascimento de David Bowie.

Ainda explorando a temática alienígena, em 1976, Bowie se transforma em Thomas Jerome Newton para o filme O Homem Que Caiu Na Terra. Thomas é o alienígena que caiu em nosso planeta e precisa juntar dinheiro para construir sua nave e, assim, voltar para casa. 

David Bowie também escreveu a trilha sonora para esse filme, mas ela foi rejeitada sad Isso não impediu que ele usasse muitas das canções em seu próximo álbum, Low, lançado em 1977. Inclusive, em 2015, o cantor havia anunciado que estava produzindo um musical de O Homem Que Caiu Na Terra para os palcos.

Enquanto o próximo filme estrelado por Bowie não surgia, o cantor fez uma participação especial como ele mesmo em Eu, Christiane F., 13 anos, Drogada e Prostituída. A gravação é de um show do artista em Nova York, em 1980.

1983, entretanto, foi um ano em que Bowie esteve presente em duas grandes produções cinematográficas. Em Furyo: Em Nome da Honra, terceiro filme estrelado por Bowie, ele vive o soldado inglês Jack Celliers, capturado pelo exército japonês.

Já em Fome de Viver, Bowie é Jack, parceiro da vampira Miriam Blaylock, vivida por Catherine Deneuve, e sofre de um envelhecimento precoce. Para viver um personagem, o artista aprendeu até a tocar violencelo!

Além disso, ele também fez pequenas participações no filme Um Romance Muito Perigoso, de 1985, vivendo o assassino Colin Morris, e em O Pirata da Barba Amarela, onde sua participação é tão pequena que ele nem apareceu nos créditos!

Em 1986, Bowie volta às telas de cinema no filme Labirinto – A Magia do Tempo como Jareth, o Rei dos Duendes, ganhando o coração de muitas garotas com o papel – mesmo tendo sequestrado o pequeno Toby, atendendo o pedido da jovem Sarah.

No mesmo ano, ele também atua e produz a trilha sonora de Absolute Beginners. Apesar da produção não ter feito muito sucesso, a trilha sonora bombou muito na época!

O próximo personagem de David Bowie no cinema é, ninguém mais, ninguém menos que Poncio Pilatos, no filme A Última Tentação de Cristo (1988), dirigido por Martin Scorsese.

Em 1991, Bowie decide retornar para o cinema no longa Romance por Interesse e foi considerado a melhor coisa do filme, pois a crítica não gostou muito da trama apresentada. Neste ano ele também participou de dois episódios da série Dream On e em 1992 ele também participou da série policial Twin Peaks, recebendo um cachê simbólico, já que era fã do seriado!

De volta ao cinema, Bowie ou Andy Warhol? Lançado em 1996, Basquiat – Traços de Uma Vida conta a história do artista Andy Warhol, vivido por David Bowie, e a semelhança entre os dois é impressionante!

Em 1998, Bowie participou do faroeste Gunslinger’s Revenge/Il Mio West caído no esquecimento e que possui tantos títulos, que ninguém lembra muito bem o que o cameleão estava fazendo lá. Assim como em 1999, onde Everybody loves sunshine virou B.U.S.T.E.D. para ver se tinha mais sorte, mas a única coisa boa do filme era o Bowie mesmo.

Mais um filme que, infelizmente, quase ninguém assistiu é o longa canadense Mr. Rice’s Secret (2000), onde Bowie é o protagonista da trama.

Zoolander, de 2001, também teve uma participação especial do Bowie! Ben Stiller é fã do artista – alguém pode culpá-lo? – e o convidou para uma aparição!

Depois de 6 anos longe das telonas, Bowie retorna com um personagem importante em O Grande Truque, vivendo o inventor Nikola Tesla.