‘Cidade de Deus – 10 anos depois’ finalmente será exibido nos cinemas brasileiros

Lançado em 2013, o documentário chegará às telonas no próximo dia 5 de novembro.

Apesar de ter sido lançado ainda em 2013, somente agora Cidade de Deus – 10 anos depois chegará aos cinemas do Brasil. A estreia está prevista para o dia 5 de novembro nos quatro cantos do País. Dirigido por Cavi Borges e Luciano Vidigal, o documentário procura mostrar, em 75 minutos, o que mudou na vida dos atores após o sucesso do longa de Fernando Meirelles e Katia Lund, que conquistou o público (e a crítica, claro) ainda em 2002. 

Misturando realidade e ficção, cenas marcantes de Cidade de Deus foram recriadas, contando com a participação de seus atores, dez anos mais velhos. O objetivo da produção é conhecer as histórias que aconteceram ao longo da última década, mostrando o quanto o filme original impulsionou (ou não) as carreiras desses profissionais. Para isso, foram feitas entrevistas com Alexandre Rodrigues, Alice Braga, Darlan Cunha, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Leandro FirminoRoberta RodriguesSeu JorgeThiago Martins e tantos outros que também atuaram na obra de Meirelles. Além disso, o novo longa conta com as participações musicais dos grupos Melanina Carioca, Trio Ternura e Racionais Mc’s.

“O documentário não pretende, apenas, mostrar a vida dos atores nas telas e o que isso proporcionou em seus futuros, mas levantar questões como o preconceito e ascensão social, as relações de solidariedade e, principalmente, o dia a dia nas comunidades periféricas e as dificuldades em viver de cultura no Brasil”, ressaltam os produtores.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Já exibido em cinco continentes, Cidade de Deus – 10 anos depois participou de 24 festivais de cinema no Brasil e 31 no exterior. Aclamado pelo júri popular e também pelo oficial, a produção já faturou oito prêmios:

  • Melhor Filme na 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em 2014
  • Melhor Edição no 7° Festival de Cinema de Triunfo, em 2014
  • Melhor Som no 7° Festival de Triunfo, em 2014
  • Melhor Filme no 14° Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, em 2014
  • Melhor Filme no 7° Cine Favela Festival RJ, em 2015
  • Melhor Filme no 4° Tenemos Que Ver, Festival Internacional de Cine y Derechos Humanos de Uruguay, em 2015 
  • Melhor Filme no Festival Internacional da Bolívia, em 2015
  • Melhor Longa no Festival de Cinema de Belo Jardim, em 2015

Confira o trailer!