Como evitar (e consertar) perrengues de viagem

Sim, dá pra remarcar o vôo que você perdeu e encontrar a mala que foi extraviada! Respire e vamos resolver!

“Senhora, sentimos informar, mas a sua bagagem ficou no outro avião.” O atendente parecia sentir pena de mim. Além de eu estar com cara de sono, vestia apenas uma blusa fininha naquela fria manhã no aeroporto em Amsterdã. Apesar do imprevisto, o atendimento foi rápido e eficiente: no dia seguinte a minha bagagem chegou no hostel onde eu estava hospedada. Esses perrengues de viagem acontecem sempre, não há como prever. Mas há como consertar, caso algo dê errado. Veja o que fazer quando:

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Você perde um vôo:

 Ficou presa no trânsito e perdeu o vôo? O procedimento regular das companhias é recolocar o passageiro nos vôos seguintes para o destino escolhido. É claro que, para isso, você tem que pagar uma multa. E o valor dessa multa depende de cada empresa. Você não precisa comprar uma passagem nova porque, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, um bilhete aéreo tem validade de até 12 meses a partir da data da emissão. Portanto, basta apenas remarcar a data. Assim que chegar ao aeroporto, dirija-se até o balcão da empresa e informe sobre o problema.
Como evitar o perrengue: Faça o check-in com antecedência pela internet para perder menos tempo no aeroporto.  

Você perde a conexão por culpa de um atraso da companhia aérea:

Se os dois trechos são com a mesma companhia, fica mais simples. Eles precisam incluir você no próximo vôo disponível ou devolver o dinheiro da passagem. Se você precisar pernoitar na cidade por causa disso, eles devem pagar suas depesas. Quando os trechos forem de companhias diferentes, a primeira empresa precisa te dar assistência para que você pegue o próximo vôo disponível com outra companhia aérea.
Como evitar o perrengue: Evite comprar passagens com pouco tempo de conexão entre os vôos. Um tempo menor do que 45 minutos, por exemplo, não é aconselhado. Além disso, pesquise o mapa dos aeroportos na internet para saber exatamente onde ir depois de sair do avião.

Reprodução Reprodução

Reprodução (Giphy/Reprodução)

A bagagem foi extraviada:

É o perrengue mais comum de acontecer. A primeira atitude a ser tomada é se dirigir ao balcão da companhia aérea para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem e informar à empresa o seu endereço. Lembrando que em caso de vôo doméstico, a empresa tem até 30 dias para entregar a sua bagagem. Caso isso não aconteça, a companhia é obrigada a pagar posteriormente um valor equivalente à mala e aos pertences que estavam dentro.
Como evitar o perrengue: Identifique a sua mala com uma etiqueta contendo os seus dados e número de telefone para contato emergencial.

Você está no exterior e perdeu o passaporte: 

Se você está no exterior e perder o seu passaporte, deve procurar um Distrito Policial local, registrar uma ocorrência e entrar em contato com a Embaixada do Brasil naquele país (consulte a lista aqui). O que você terá que fazer é preencher um protocolo de solicitação, pagar uma taxa e esperar em torno de uma semana até ter em mãos o seu novo documento. É claro que o novo passaporte não será emitido junto com os mesmos vistos e carimbos que o anterior tinha – o que pode ser um problema, caso você esteja viajando para um país onde pretenda morar depois, por exemplo.
Como evitar o perrengue: Não coloque o passaporte em locais onde ele possa cair, como por exemplo, o bolso da calça ou da jaqueta. Vale até usar pochete (!), se você é do tipo de pessoa que perde as coisas com facilidade.

Cuidado nunca é pouco! Antes de fazer uma viagem, leve cópias dos seus documentos em outros bolsos da bagagem para ter seus dados sempre à mão mesmo se você perder algum documento. Lembre-se também de salvar telefones de contato para qualquer emergência.