Escândalo sexual faz Prêmio Nobel de Literatura ser cancelado em 2018

O cancelamento do prêmio só havia acontecido antes na história durante as duas Guerras Mundiais.

Em 2018 não haverá Nobel de Literatura. Essa foi a decisão da Academia Sueca, responsável pelo prêmio, após se deparar com um escândalo sexual de grandes proporções envolvendo membros influentes da instituição. A premiação, que acontece desde 1901, foi suspensa sete vezes na história – todas elas durante as grandes guerras mundiais.

De acordo com a Academia, a premiação será retomada em 2019, quando dois prêmios serão concedidos. Isso acontecerá após a inclusão de novos membros à instituição. Dos 18 assentos que a Academia Sueca mantém, apenas 11 têm dono, atualmente. Os outros sete foram afastados ao longo do escândalo.

O caso veio à público em novembro de 2017, quando o jornal sueco Dagens Nyheter noticiou que o artista Jean-Claude Arnault teria assediado ou abusado de pelo menos 18 mulheres. Famoso no meio cultural sueco, Arnault é casado com a ex-membro da Academia Sueca Katarina Frostenson, e juntos eles mantinham uma instituição cultural chamada Forum, que recebia verbas da Academia.

Arnault teria abusado e assediado mulheres dentro de propriedades da Academia Sueca durante anos. Uma das vítimas pode ter sido, inclusive, a Princesa Victoria da Suécia. Três fontes confirmaram ao jornal sueco Svenska Dagbladet terem visto Arnault “excedendo-se” e passando a mão na bunda de Victoria, que, visivelmente incomodada, se afastou.

O escândalo de Arnault resultou na saída de diversos membros da Academia, por afastamento ou protesto. Dessa forma, a instituição explica não haver número de pessoas suficiente para conceder o prêmio. Nobel de literatura, agora, só em 2019.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s