Estátua do menino Jesus recebe restauração inusitada no Canadá

Depois da ~curiosa~ restauração de uma pintura de Jesus na Espanha, em 2012, nada mais nos surpreende.

A cidade de Sudbury, em Ontario, no Canadá, tem 160 mil habitantes, 123 anos de idade e uma nova atração turística (pelo menos por enquanto): esta bizarríssima restauração temporária, feita recentemente em uma estátua do menino Jesus.

Reprodução CBC News Reprodução CBC News

Reprodução CBC News (/)

Gérard Lajeunesse, padre da paróquia onde a estátua está situada, conta à rede canadense CBC News que a obra original é um alvo frequente de vandalismo. “É sempre a cabeça de Jesus que eles tiram”, ele conta. “Provavelmente porque ela é pequena e mais fácil de quebrar”.

Geralmente, no entanto, é possível encontrar a parte faltante pelas redondezas – e colocá-la de volta em seu devido lugar. “Dessa vez, procuramos por todos os lugares. Nenhuma cabeça. Nenhum Jesus”, lamenta Lajeunesse.

Diante da situação, para a qual o padre ressalta “não haver treinamento no seminário”, ele fez um orçamento para o conserto. O preço ficaria entre 6 e 10 mil dólares canadenses – entre 14 e 23 mil reais.

Foi aí que uma artista local, Heather Wise, resolveu intervir. “Eu pensei, ‘Quem faria uma coisa dessas?'”, ela conta ao site Sudbury.Com. A jovem tinha aprendido a fazer esculturas em uma faculdade local – mas não tinha muita experiência. Mesmo assim, quis intervir e Lajeunesse aceitou sua proposta.

Depois de horas, Wise entregou à igreja uma cabeça de cor completamente diferente da original.

Há cerca de duas semanas, a estátua esbanja seu ~novo look~. A obra, assim como aconteceu com a restauração de Ecce Homo, feita por Cecilia Giménez na Espanha, virou sensação na internet.

Reprodução Turismodeborja.com Reprodução Turismodeborja.com

Reprodução Turismodeborja.com (/)

A restauração feita por Cecilia Giménez, na Espanha

“Não é à toa que a Virgem Maria está de olhos fechados”, disse um comentarista no site da CBC News, enquanto outros reparam na semelhança a Maggie, a bebê dos Simpsons.

Sobre a nova cabeça, o padre Lajeunesse acha importante ressaltar ser uma solução temporária. “É uma primeira tentativa. Espero que, futuramente, o que decidirmos agrade a todo mundo”, diz. “Ela [Heather Wise] fez isso por bondade do seu coração”.