Filme ‘Nina’ recebe críticas ao colocar Zoë Saldaña no papel de Nina Simone

Ninguém entendeu porque a produção não escolheu uma atriz negra com um tom de pele mais próximo ao da cantora

Ainda ontem nós divulgamos o trailer do novo filme estrelado por Zoë Saldaña, onde ela interpreta Nina Simone. Entretanto, desde a divulgação do pôster do filme, as pessoas estão questionando a escolha da atriz para o papel já que, mesmo sendo negra, ela teve que ser submetida a muita maquiagem para ficar mais parecida com Miss Simone.

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Para quem não sabe, a prática de escurecer a pele com maquiagem, o chamado ‘blackface’, era utilizado quando negros não podiam ser atores e eram representados por brancos com o corpo pintado de preto. Apesar de comum no teatro – na época- hoje, com atores negros incríveis e inseridos no mercado de trabalho, não é mais uma prática que deva ser mantida. E a Internet decidiu que não vai mais ficar calada quando casos assim acontecerem. Por isso, a escolha de Zoë Saldaña para interpretar Nina foi tão criticada. E é só a ponta do iceberg na discussão sobre a presença de atores negros no cinema. 

Não é mesmo?

A família de Nina Simone também se posicionou contra a atuação de Zoë Saldaña:

“.@zoesaldana história legal mas por favor tire o nome da Nina da sua boca. Pelo resto da sua vida.”

Ainda é muito cedo para saber como essa repercussão vai atingir a bilheteria do filme, mas é bem provável que esse seja o início de um boicote e o documentário  “What’s happened, Miss Simone?” siga absoluto para os fãs.

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!