Ilustradoras se reúnem para recriar suas personagens femininas preferidas

Em comemoração ao Dia da Mulher, a Cartoon Network promove iniciativa que enaltece e divulga o trabalho de mulheres ilustradoras.

Hoje é dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e muitas ações bacanas estão acontecendo para enaltecer o trabalho e a luta das mulheres. Uma delas está sendo promovida pela Cartoon Network América Latina.

Veja também

Garotas desenham garotas” é o nome da campanha que reúne 13 ilustradoras de cinco países diferentes (Brasil, Colômbia, México, Chile, Argentina) para desenhar suas versões de suas personagens favoritas do canal. A intenção é não só comemorar essa data tão significativa como mostrar o trabalho incrível que essas mulheres produzem.

“Acreditamos que o ser humano deve ser sempre respeitado e que talento não é restrito a uma fórmula ou forma. Escolhemos artistas que se destacam em seu trabalho, servindo de inspiração para tantas outras”, conta Adriana Alcântara, diretora sênior de conteúdo e produção nacional dos canais infantis da Turner.

A ideia do projeto é celebrar a representatividade no mundo da animação e ilustração. As personagens escolhidas pelas artistas possuem grande participação em seus desenhos e são amadas (muito!) pelo público que assiste.

Nina Machado é uma delas. Mulher transexual, designer gráfica e ilustradora especializada em animes e artes de jogos, a artista brasileira começou a desenhar há cerca de 7 anos e descreve seu estilo como misto e muito influenciada pela arte oriental. “Eu gosto de tentas coisas diferentes em cada desenho, então acho que eu acabo transitando entre estilos um pouco diferentes”, diz.

Dentre suas inspirações, ela cita Lois van Baarle, Karla Ortiz, Magali Villeneuve e Curisaris. Nina usa as redes sociais para divulgar seus desenhos, mas gosta de reservar um tempo para se dedicar no aprendizado e no aprimoramento de seus traços.

Lila Cruz, outra brasileira convidada pela Cartoon, iniciou seus trabalhos há quase 6 anos e se inspira em Steven Universo e Hilda. Ela também adora artistas como Frannerd, Bianca Pinheiro e Fefê Torquato.

A respeito da iniciativa, Yuki diz que acha necessário essa tipo de causa e que a visibilidade de seu trabalho – como o de outras garotas – é muito benéfico. “Ainda existe uma prevalência de foco em públicos masculino em vários ramos como quadrinhos e games. É muito difícil competir. Acho muito legal dar um espaço para as meninas!”, conta ela.

Lila acha importante ter esse tipo de plataforma de divulgação, pois é uma forma do público conhecer outras artistas maravilhosas por meio de personagens que eles já conhecem. “O trabalho de valorização é o que faz com que tenhamos a diversidade de personagens mulheres – fortes, incríveis, independentes, divertidas, sábias – nos desenhos de hoje”, afirma a artista.

As personagens escolhidas pela Nina foram a Florzinha, de ‘As Meninas Superpoderosas‘, e a Princesa Jujuba, de ‘Hora de Aventura‘. Lila desenhou a Vovó Juju, de ‘Irmão do Jorel‘, e também fez sua representação da Jujuba. São de animações bastante populares e essas garotas são icônicas!

Não só as ilustrações das brasileiras ficaram incríveis. As artes das outras mulheres também são geniais e demonstram a pluralidade deste meio- e isso é bem lindo de ver! Curtiu? Então confira aí os outros desenhos produzidos pelas convidadas da “Garotam desenham garotas”:

BRASIL:

Luciana “Amora” Moreira

 (Luciana "Amora" Moreira/Divulgação)

Bianca Aguiar (Bi Aguiart)

Deborah Rodrigues

 (Deborah Rodrigues/Divulgação)

Lila Cruz

 (Lila Cruz/Divulgação)

Nina Machado

ARGENTINA

Ana “Fracasitos” Olivero

 (Ana "Fracasitos" Olivero/Divulgação)

Delfina Perez

 (Delfina Perez/Divulgação)

Mercedes Bazan

MÉXICO

Julieta Colás

 (Julieta Colás/Divulgação)

Madelein Treviño

 (Madelein Treviño/Divulgação)

Rossina Marisin

 (Rossina Marisin/Divulgação)

CHILE

Bernadita Pastén

COLÔMBIA

Katherine Dossman Casallas

☆ Tudo sobre o misterioso signo de Escorpião ☆