Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Saiba do que Beyoncé fala em cada faixa de ‘Lemonade’, seu álbum mais visceral

Ou "11 motivos porque o novo álbum da Beyoncé é quase um diário da cantora"

Por Luciana Teixeira (colaboradora)
Atualizado em 21 jan 2020, 11h06 - Publicado em 25 abr 2016, 12h43

A gente precisa admitir quando um artista lacra. Bom, ‘Lemonade’ da Beyoncé é um lacre DAQUELES. Desde seu último álbum lançado em 2013 – lembra da aflição quando ela jogou tudo no iTunes, no meio da madrugada? -, os fãs no caso, todos os habitantes do planeta Terra estavam ansiosos sobre o próximo tiro a ser disparado pela Queen B. Com o lançamento de Formation (última música do novo álbum), então, as coisas só ficaram mais tensas.

Pois ontem à noite, depois desse trailer lacrador, a HBO exibiu o novo álbum visual da Beyoncé, “Lemonade”.

Nas palavras da própria Bey – que compôs, dirigiu, produziu e participou de absolutamente TUDO que diz respeito a Lemonade -, esse é um álbum conceitual baseado na jornada de toda mulher por autoconhecimento e cura.

E que jornada! Em meio a versos da escritora somali-britânica Warsan Shire, Beyoncé, assim como Rihanna fez em seu último trabalho, apresentou um trabalho que busca tocar o coração de cada pessoa ao falar de questões vivenciadas por todos, mas com uma trilha bem diferente da que estamos acostumados a associar com a Diva do R&B.

1. Pray You Catch Me

A primeira música do álbum nos leva a um caminho de raiva, dor, traição e vingança quase até o final do álbum – quando a redenção acontece. “Lemonade”, em si, reabriu a discussão sobre uma suposta traição de Jay Z e as consequências disso. Pouco depois do refrão ser cantado em meio a um campo, podemos ver a palavra intuição e várias mulheres (já chamadas de Beyoncé Squad) como se estivessem esperando. Nos versos da poetisa recitados por Beyoncé, fica subentendida uma situação já enfrentada por muitas milhares: a espera do companheiro, enquanto ele passou a noite fora com outra.

2. Hold up

Reprodução/Giphy
Reprodução/Giphy ()

Ah, a raiva que dá amar alguém e não ter esse sentimento valorizado é realmente digna de pegar um taco de baseball e sair quebrando tudo, não é mesmo? Enquanto nós tentamos manter nossa sanidade mental em meio a esse tipo de situação, Beyoncé canta: “Pera aí, eles não te amam como eu te amo”.

Continua após a publicidade

3. Don’t Hurt Yourself

A música contou ~apenas~ com a colaboração de Jack White (sim, do The White Stripes) é uma mistura de funk com blues e rock. A letra é cheia de raiva e ódio de alguém que sabe não ter seu valor reconhecido. Apesar de conter uma ambiguidade quanto a situação enfrentada por Beyoncé e Jay Z, o vídeo nos mostra como as mulheres são subjugadas pela sociedade.

4. Sorry

Prepare o lencinho, pois a música da caixinha vai te levar para a infância e fazer pedir desculpas para todo o sonho que você criou de casamento perfeito. E as amigas? Elas vão estar ali para quando você estiver arrependida de ter aceitado colocar o anel.

Reprodução
Reprodução ()

5. 6 Inch (feat. The Weeknd)

Continua após a publicidade

Essa é uma convocação a todas as mulheres trabalhadoras, batalhadoras, não importa se em casa ou na rua. Beyoncé saúda a todas nós ao cantar “Ela trabalha pelo dinheiro, ela trabalha pelo dinheiro, do começo ao final. E ela vale cada dólar, ela vale cada dólar e ela vale cada minuto”, enquanto The Weeknd ajuda no ritmo e nos agudos.

6. Daddy Lessons

Você já imaginou Beyoncé cantando música country? Nós também não. Mas parece que não tem nada que ela não seja capaz de fazer bem feito – porque a música é um lacre só. Essa é uma homenagem às lições passadas por seu pai. Mais especificamente, “seja forte, garota!” E isso não quer dizer que ela esqueceu o valor da sua mãe, não. Muito pelo contrário: a mãe é o modelo de incentivo.

7. Love Drought

Apesar de ainda não ser a Beyoncé que estamos acostumados, a sonoridade romântica começa a ficar mais familiar. Voltando a suposta crise familiar entre Beyoncé e Jay Z, ‘Love Drought’ indica que tentativas estão acontecendo para que o casal se reconcilie.

Continua após a publicidade

8. Sandcastles

Definitivamente, essa música marca o momento em que Beyoncé e Jay Z começam a reconstruir sua vida em casal. Afinal, apesar de ter prometido que não poderia mais ficar, Bey fica – assim como muitas mulheres ficaram.

9. Forward (feat. James Blake)

Para as pessoas que ficaram ofendidas com ‘Formation’, essa faixa do álbum é um tapa na cara, ao mostrar as famílias de homens negros que foram mortos pela polícia.

10. Freedom (feat. Kendrick Lamar)

Continua após a publicidade

Beyoncé e Kendrick Lamar misturam a psicodelia musical dos anos 1960 a uma música de prisão que, na época da escravidão, era considerada uma forma de oração (como muitas músicas das igrejas negras americanas). Se “eu quebro as algemas por mim mesmo, não deixarei minha liberdade queimar no inferno” não te emocionar, não sei mais o que vai.

11. All Night

Essa é a música que encerra a parte visual do álbum, apesar de ser a penúltima música (Formation encerra tudo). Mas podia ser a última. Como não é, fica considerada como a fênix que a cantora é: ela foi reduzida a pó por preconceito e traição; encontrou suas raízes de mulher negra; se vestiu com sua própria pele e renasceu. Para ela, para a família, para o mundo.

Reprodução/Giphy
Reprodução/Giphy ()

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.