Pai escreve livro para fugir dos estereótipos de menino e de menina

"De A a Z - Guia de trabalhos para meninas" é um livro que mostra profissões mais reais que a de princesa

Cansado de ver os livros infantis separados em “meninas” e “meninos” – e exausto da ideia de que para o final ser feliz, tem que incluir um príncipe -, Charles Dowd embarcou no empoderamento infantil e decidiu mostrar que existem profissões mais práticas e reais para as meninas sonharem do que ser princesa.

Reprodução/Tumblr Mini-sage-femme Reprodução/Tumblr Mini-sage-femme

Reprodução/Tumblr Mini-sage-femme (/)

“De A a Z – Guia de trabalhos para meninas” é um livro que será publicado nos Estados Unidos e quer mostrar para as meninas que existem carreiras com as quais elas podem realmente sonhar. O dinheiro para publicar o livro foi conseguido via financiamento coletivo. Faltando 28 horas para o fim do financiamento, Dowd já havia arrecadado mais de 11 mil dólares. 

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Dowd, pai de um adolescente e uma menina, decidiu escrever o livro depois de ter uma conversa sobre a carreira do filho. Quando a filha entrou na conversa, o papo tomou outro rumo: por quê garotos são incentivados a seguir certas profissões, e garotas não? 

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

“Um dos pontos levantados foi de que não importa o quanto eu e minha mulher a encorajemos, nossa filha ainda vai sofrer influência de seus amigos, professores, mídia e qualquer outra pessoa”, contou Dowd ao site UpWorthy.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

“De A a Z – Guia de trabalhos para meninas” por enquanto será publicado apenas nos EUA. Mas por aqui também existem alguns títulos inspiradores para meninas, que fogem dos estereótipos:

Uma princesa do Pior
Conta a história da princesa Soninha: cansada de esperar sua vez de aparecer nos contos de fada, ela vai atrás de uma vida com mais aventuras.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A Princesa Espertalhona
Que príncipe que nada! Essa heroína só quer saber de viver aventuras, discutir ideias e viver no castelo com seus animais.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Pretinha de Neve e os Sete Gigantes
A ideia deste livro é fazer uma releitura dos contos de fada com elementos da cultura africana, além de trazer uma reflexão sobre cultura e coragem.

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)