Quanto custa viajar o mundo inteiro?

Muito, claro! Mas existe uma maneira de realizar esse sonho através das passagens RTW. Saiba o que é!

Quem nunca sonhou em viajar o mundo inteiro? Tirar um sabático e conhecer lugares exóticos e países que você não visitaria nos 30 dias das férias do trabalho? Nas redes sociais, lemos histórias de pessoas que tiveram essa experiência e recomendam muito. Mas dar a volta ao mundo tem um preço e, em quase todos os itinerários, ele é salgado. E estamos falando só das passagens! 

Se você já pesquisou pelo assunto, deve ter lido sobre a passagem RTW, oferecida por algumas empresas. A Round The World é um tíquete que te permite viajar por diversos países, dando uma volta no globo, em um determinado período de tempo. 

Veja a seguir algumas informações sobre três passagens RTW disponíveis no mercado:

– A Star Alliance é a que cobre o maior número de países – são 192 disponíveis na lista. Fazem parte da Star Alliance grandes companhias como a Lufthansa e a Air China, ou seja, o número de aeroportos e a variedade dos destinos oferecidos é bem atraente. Eles calculam as passagem em milhas e estipulam o preço com base no país de origem da viagem. Simulei um vôo para um adulto, na classe econômica, seguindo a rota: São Paulo –> Joanesburgo (África do Sul) –> Londres (Inglaterra) –>Istambul (Turquia) –> Nova Dehli (Índia) → Sydney (Austrália) –> São Paulo. O valor estipulado foi de 19 mil reais. Lembrando que o preço não é fixo, já que depende também da data escolhida para o vôo.

– A Oneworld estipula o preço com base no número de continentes somado à tarifa da classe escolhida. Fazem parte dessa aliança empresas como a American Airlines, a Tam e a Iberia. O atrativo do tíquete Oneworld Explorer é que ele permite uma maior flexibilidade para mudar o itinerário – válido para 150 países – durante a viagem. Ao tentar simular o mesmo trajeto do exemplo anterior, não foi possível obter um preço final, já que cada trecho tinha uma data disponível diferente. De qualquer forma, no site da empresa, há alguns exemplos de itinerários para quem quer se inspirar

– O grupo ao qual pertencem a KLM e a Delta, o Skyteam, também oferece a RTW. São 178 países para escolher e a empresa também estipula o preço de acordo com o sistema de milhagem. Porém, ele tem um limite máximo de milhas (3800) que podem ser usadas. No caso do roteiro que exemplifiquei acima, seria necessário excluir cidades. O simulador é bem fácil de usar e as informações do site são bem acessíveis e claras.

Reprodução

Reprodução

Em média, os preços ficam entre 10 mil e 30 mil reais. É possível comprar um RTW por 6 mil reais, se você conseguir se conter e fizer apenas uma ou duas paradas. É importante ressaltar que, para todas essas passagens, é preciso que você selecione a origem e a chegada no mesmo país (mas não necessariamente na mesma cidade) e que só é possível fazer a viagem em apenas um sentido: do Ocidente para o Oriente ou o oposto. Se você quiser ver um roteiro mais personalizado, vale dar uma olhada nos itinerários da Statravel.

No fim das contas, vale a pena comprar uma RTW? Se você tiver um roteiro definido na cabeça e não planeja ficar mais do que um ano viajando, pode ser uma boa. Agora, se você quer total liberdade para decidir os destinos no meio do caminho, melhor deixar esse tíquete de lado. Eu já comecei a montar o meu roteiro para dar uma volta ao mundo e já percebi qual será o maior desafio de todos: ter que excluir países para fazer o itinerário caber nos limites da passagem. :/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s