TUDO o que você precisa saber antes de assistir a ‘Vingadores: Ultimato’

Conheça a dinâmica dos super-heróis até a conclusão de 'Ultimato' e saiba quais filmes você obrigatoriamente precisa assistir para entender à trama.

Vingadores: Ultimato’ é a grande estreia dessa semana nos cinemas. Após 11 anos de filmes do universo da Marvel, a saga do grupo de super-heróis mais querido do mundo chega ao fim em um desfecho intrigante e imperdível.

Durante todo esse tempo, muita coisa foi lançada – entre filmes individuais e sequências de ‘Vingadores’. Isso pode confundir a cabeça de alguns fãs, ou de quem não está muito habituado às histórias. Para aqueles que vão conferir a produção nas telonas a partir dessa quinta-feira (25), o MdeMulher resolveu dar uma ajudinha: separamos as principais informações da trajetória dos Vingadores para você relembrá-las antes de ver ‘Ultimato’. Obviamente, aqui é uma terra coberta de SPOILERS de filmes antigos. Se você não quer lê-los, é melhor parar por aqui.

‘Ultimato’ se passa depois dos acontecimentos de ‘Guerra Infinita’, quando Thanos dizimou metade das criaturas vidas e deixou bilhões de pessoas – inclusive os Vingadores – sem seus parentes e familiares. O vilão conseguiu reunir as seis Joias do Infinito (Poder, Tempo, Mente, Espaço, Realidade e Alma) e, ao estalar os dedos, transformou os seres vivos em pó.

Uma coisa importante para se lembrar é o caminho que os personagens percorram até chegar ali. São, sim, muitos deles reunidos para associar tudo, mas há acontecimentos fundamentais para a construção da narrativa que culmina nesse desfecho. Os heróis sempre estão conectados em algum ponto.

Para simplificar, iremos listar os personagens que restaram no fim de ‘Guerra Infinita’. São eles: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Máquina de Combate, Hulk, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Nebulosa e Rocket Raccoon.

Vingadores: A Era de Ultron Grupo original dos Vingadores terá ajuda de novos aliados em ‘Ultimato’.

Grupo original dos Vingadores terá ajuda de novos aliados em ‘Ultimato’. (Marvel/Divulgação)

O Homem-Formiga se junta posteriormente ao grupo de heróis, como mostra o trailer de divulgação do filme. Ele estava preso no reino quântico quando Thanos fez o que fez. O Gavião estava em prisão domiciliar durante os acontecimentos de ‘Guerra Infinita’ e agora retorna nesta sequência. 

Valquíria não apareceu no anterior, mas foi confirmado pelos showrunners que ela está viva. Já a Capitã Marvel, outra super-heroína icônica, entrará na trama de ‘Ultimato’ com sede de vingança. Depois dos relatos de seu filme individual, lançado em março deste ano, a personagem viajou pelos outros planetas da galáxia e presenciou o rastro da destruição causada por Thanos antes de ele ter a Terra como alvo. Por isso, sua aparição na trupe dos Vingadores só acontece agora, num momento mais que definitivo.

Vingadores 4

 (Marvel/Reprodução)

Nunca um vilão tão poderoso como Thanos havia aparecido até então. Isso fez com que a base dos super-heróis precisasse ser somada com aliados. É aí onde se encontra a graça de ‘Ultimato’. Este é o momento em que diversos personagens se encontram para realizar um único objetivo, que é salvar a vida na Terra.

Capitão América é um personagem conhecido como o primeiro vingador desde seu filme homônimo, lançado em 2011. Quem o chama para a iniciativa ‘Vingadores’ é Nick Fury, o antigo diretor da agência secreta S.H.I.E.L.D, que tenta manter a segurança global depois da Segunda Guerra Mundial. Steve Rogers assumiu o codinome de Capitão América devido à sua força massiva e ao seu objetivo que era preservar a paz entre as pessoas. 

Ele divide a “liderança” do grupo com o bilionário Tony Stark, o Homem de Ferro, aquele que todos conhecem. Próximo a eles, a Viúva Negra sempre está coagindo nas situações e participando das questões cruciais. Tanto é que ela aparece em outros filmes além dos ‘Vingadores’ – como ‘Homem de Ferro 2’ e ‘Capitão América 2: O Soldado Invernal’. Outro presente nos momentos de tensão é o Máquina de Combate, colega muito próximo de Tony Stark.

Hulk é um dos personagens mais populares da franquia e também está presente no enredo dos super-heróis. O mais distante que já esteve dos Vingadores foi quando ele lutou contra Thor em ‘Ragnarok’.

Rocket Raccoon & Nebulosa, 'Vingadores: Ultimato' Rocket Raccoon e Nebulosa em ‘Vingadores: Ultimato’

Rocket Raccoon e Nebulosa em ‘Vingadores: Ultimato’ (IMDb/Divulgação)

Nebulosa, Rocket Raccoon e Homem-Formiga são personagens inseridos mais recentemente no catálogo da Marvel, então talvez você possa não conhecê-los muito bem (ou só os conhece de vista). Nebulosa é filha de Thanos e irmã mais nova de Gamora, integrante dos Guardiões da Galáxia. Ela era inicialmente fiel e devota ao pai, porém se rebela e passa a lutar contra ele.

Rocket Raccoon também é um dos Guardiões e é conhecido por ser um guaxinim muito fofo – mas não se engane, porque o bichinho é hostil às vezes. Ele foi preso no espaço junto a outros detratores – Peter Quill, Drax e Gamora – e foi assim que se tornou um membro do time. 

Gavião Arqueiro, Homem-Formiga e Nebulosa em 'Vingadores: Ultimato' Da esquerda para a direita: Gavião Arqueiro, Homem-Formiga e Nebulosa retornam ao desfecho da Marvel.

Da esquerda para a direita: Gavião Arqueiro, Homem-Formiga e Nebulosa retornam ao desfecho da Marvel. (IMDb/Divulgação)

O Homem-Formiga é um personagem que teve sua história retratada em 2015 em um filme solo. Scott Lang é um homem que usou as chamadas “partículas Pym” para salvar sua filha de um sequestro. Com elas, ele se tornou o herói capaz de controlar sua massa e altura com muita facilidade.

Tudo isso pode ser conferido com total clareza se você acompanhar a linha do tempo de filmes da Marvel. Veja quais longas você TEM QUE assistir para processar corretamente todos os fatos e, logo em seguida, a sequência cronológica deles até ‘Ultimato’:

1- Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Capitão América

 (IMDb/Divulgação)

2- Homem de Ferro 3 (2012)

 (IMDb/Divulgação)

3- Os Vingadores (2012)

Os Vingadores

 (IMDb/Divulgação)

4- Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Guardiões da Galáxia

 (IMDb/Divulgação)

5- Capitão América: Guerra Civil (2016)

Capitão América: Guerra Civil

 (IMDb/Divulgação)

6- Vingadores: Era de Ultron (2015)

Vingadores - Era de Ultron

 (Marvel/Divulgação)

7- Thor: Ragnarok (2017)

Thor: Ragnarok

 (IMDb/Divulgação)

8- Vingadores: Guerra Infinita (2018)

poster vingadores

9- Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Homem-Formiga e a Vespa

 (Marvel/Divulgação)

10- Vingadores: Ultimato (2019)

'Vingadores: Ultimato'

 (Disney/Divulgação)

Se você quer uma experiência completa, de ponta a ponta, o ideal seria ver todos os 22 filmes. Caso consiga fazer isso, você deve seguir essa ordem:

1- Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

2- Capitã Marvel (2019)

3- Homem de Ferro (2008)

4- Homem de Ferro 2 (2010)

5- Homem de Ferro 3 (2013)

6- Os Vingadores (2012)

7- Thor (2011)

8- O Incrível Hulk (2008)

9- Thor: O Mundo Sombrio (2013)

10- Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

11- Guardiões da Galáxia (2014)

12- Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

13- Doutor Estranho (2016)

14- Capitão América: Guerra Civil (2016)

15- Homem-Formiga (2015)

16- Vingadores: Era de Ultron (2015)

17- Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

18- Pantera Negra (2018)

19- Thor: Ragnarok (2017)

20- Vingadores: Guerra Infinita (2018)

21- Homem-Formiga e a Vespa (2018)

22- Vingadores: Ultimato (2019)

Com esta lista e com as informações ditas lá acima, você já está preparada! Bora curtir essa estreia fenomenal?