Victor Hugo, autor de ‘Os Miseráveis’, é homenageado pelo Google

O gênio francês Victor Hugo é famoso por "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre-Dame", mas fez muito mais do que isso

Hoje (30), o homenageado do Google com um lindo Doodle é o escritor, artista, estadista e ativista dos direitos humanos francês Victor Hugo.

Ele é famoso mundialmente por Notre-Dame de Paris (popularmente conhecida como “O Corcunda de Notre-Dame”) e “Os Miseráveis”, mas sua vida e obra vai muito além disso.

victor hugo doodle

O Doodle em homenagem a Victor Hugo mostra o escritor em diversas fases da vida e faz referência às principais obras como “O Corcunda de Notre-Dame” e “Os Miseráveis” (Google/Reprodução)

Victor Hugo teve uma vida longa – nasceu em 1802, e morreu aos 83 anos, em 1885. Filho de um oficial do exército de Napoleão, ele teve a oportunidade de estudar em boas escolas e ser educado também por tutores.

Precoce, aos 15 anos já escrevia poesia e concorreu a um prêmio da Academia Francesa de Letras. Publicou o primeiro livro, uma coletânea de poesias chamada “Odes e Baladas”, em 1822. Em 1825 lançou o primeiro romance, “Hans da Islândia”.

O Corcunda de Notre-Dame

Mas foi em 1831 que Victor Hugo publicou o que talvez seja sua maior obra. “Notre-Dame de Paris” conta a história que todos conhecemos como “O Corcunda de Notre-Dame”: o amor do sineiro da catedral, chamado Quasímodo, pela cigana Esmeralda. O romance fez sucesso instantâneo, e Victor Hugo tornou-se o maior escritor do continente – a história de amor foi traduzida para mais de uma centena de idiomas e ganhou adaptações na ópera, no cinema e no desenho animado – o clássico da Disney que amamos.

Carreira política

Victor Hugo também teve uma importante atuação na política francesa. Nascido e criado na época da monarquia, pouco a pouco o escritor se afeiçoou pela democracia. Em 1848, época em que a França havia deixado de ser um Império e passado a ser uma República, Victor Hugo foi eleito e reeleito deputado. Lutou ativamente contra o Golpe de Estado que a França sofreu em 1851. Ao se ver derrotado, ele se exilou na Ilha de Jersey, no Canal da Mancha, onde viveu por cinco anos.

Os Miseráveis

A segunda grande obra de Victor Hugo, “Os Miseráveis”, foi publicada em 1862 – e o Doodle de hoje celebra justamente a data de publicação do último capítulo, em 30 de junho. A história se passa na França, no século 19, e conta a história de Jean Valjean, um homem que foi preso por roubar comida para a família, e ganha a liberdade depois de 19 anos.

Valjean é o personagem central, e por meio dele conhecemos outros como a prostituta Fantine e o inspetor de polícia Javert. Toda a trama retrata as classes mais baixas de Paris no século XIX e fala também sobre a miséria humana.

O livro foi um sucesso arrebatador, e ganhou dezenas de adaptações ao redor do mundo. Entre as mais famosas há o musical da Broadway, apelidado carinhosamente de “Les Mis”, e atualmente em cartaz em São Paulo, no Teatro Renault.

Nos cinemas, a adaptação mais recente é assinada por Tom Hooper e estrelada por Hugh Jackman, no papel de Jean Valjean, e Anne Hathaway, como Fantine.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s