Você sabe o que significa a mensagem de criptografia do WhatsApp?

Criptografia de ponta a ponta?

Siga o mdemulher no Instagram

Caso você ainda não tenha reparado (o que é BEM difícil, na verdade), ontem o WhatsApp começou a exibir um alerta dizendo que as mensagens enviadas nas conversas agora são criptografadas de ponta-a-ponta.

Arte/Juliana Mavalli Arte/Juliana Mavalli

Arte/Juliana Mavalli (/)

Calma miga, não precisa bloquear ninguém, não!

Isso quer dizer que as conversas pelo WhatsApp agora só podem ser acessadas e lidas por você e pelas pessoas envolvidas nos diálogos. Cibercriminosos, hackers, regimes opressivos e nem mesmo o WhatsApp podem ter acesso às conversas, quando elas estão criptografadas. Isso vale também para as mensagens de voz e para os arquivos enviados pelo programa. 

Dessa forma, nem se a Justiça pedir acesso às conversas trocadas no WhatsApp elas poderão ser lidas. Lembra quando o aplicativo foi bloqueado por 12 horas em dezembro do ano passado e a galera foi à loucura? Tem a ver com isso. Eles defendem que a privacidade do usuário comum não pode ser prejudicada por causa do mau uso de algumas pessoas. E por isso que os criadores do aplicativo fazem questão que as conversas não possam ser lidas por mais ninguém além das pessoas envolvidas. 

Atenção: as conversas só serão criptografadas/protegidas se todo mundo estiver com o WhatsApp atualizado, ok? Para saber se sua conversa está devidamente protegida, clique no nome do contato e veja se, na área “criptografia”, o cadeado azul está fechado. Boas conversas! wink