10 itens que não podem faltar no café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Veja o que não pode faltar à mesa para você acordar cheia de energia, manter-se magra e até afastar doenças.

Foto: Getty Images

 

1. Vitamina delícia

Levantou atrasada e sem vontade de se sentar à mesa para comer? Bata uma vitamina rápida com um copo de leite, nozes e frutas picadas, como morango ou manga. Você faz esse mix em dois minutos e ganha  gás para enfrentar o resto do dia!

 

2. Leite na mesa

Aposte no leite desnatado! Além de ser benéfico ao coração, por conter menos gordura saturada, ainda ajuda a diminuir os riscos de pressão alta, como aponta uma pesquisa da Universidade de Harvard (EUA).

 

3. Olho na manteiga

O ideal é que o café da manhã totalize 320 calorias. Fique atenta à manteiga, vilã bem  gordurosa… A quantidade máxima indicada são 8 g por dia, o equivalente a uma pontinha da faca passada na fatia de pão, ok? Vale também trocar a manteiga por um fiozinho de azeite derramado no pão.

 

4. Só se tiver castanha

Quer uma dica? Escolha pãezinhos integrais que levem castanhas: elas têm magnésio e selênio, minerais que controlam a ansiedade. Coloque fatias de queijo branco para fortalecer os ossos. É gostoso e saudável!

 

 

5. Crocantes do bem 

Cereais como aveia, trigo e centeio ajudam a perder peso! Cientistas gregos descobriram que  quem os come diariamente tem taxas de adiponectina, que combate a barriguinha, mais  equilibradas.

 

6. Vai um bolinho?

Boa notícia! Segundo uma pesquisa israelense, comer uma fatia de bolo nesta refeição ajuda a emagrecer. O consumo de açúcar pela manhã reduz a vontade de comer doce ao longo do dia!

 

7. Laranja amiga

Algumas frutas podem se tornar curingas no seu café da manhã. A laranja é uma delas! Fonte riquíssima de vitamina C, turbina o sistema imunológico e protege o corpo de doenças. Outra fruta mágica é a maçã. Estudos mostram que comer uma por dia afasta o câncer!

 

8. Longe delas…

Bolachas recheadas têm muito colesterol. Substitua-as por torradas salgadas com mel ou geleia light. Está com vontade de doce? Coma uma fruta ou um pedaço de bolo, como mostra a sexta dica!

 

9. Café certeiro

Prefira os grãos mais amarronzados, por serem menos torrados e mais nutritivos. E, em vez de  armazenar o cafezinho na garrafa térmica, tome-o sempre passado na hora!

 

10. Equilíbrio

Já ouviu o ditado popular “tome café como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”? Pois é, o café da manhã deve ser reforçado, mas não vale abusar em todas as refeições!