20 dicas para controlar a dieta nas festas e restaurantes

Durante a dieta, você fica nervosa quando surge um convite para festa ou jantar? Acalme-se! A americana Jillian Michaellis entrega em seu livro "Magra para Sempre e Com Saúde" os principais segredos para evitar excessos quando for comer fora de casa.

Foto: Getty Images

Seguir uma dieta à risca não é tarefa fácil, ainda mais quando surgem inesperadamente convites para festa e jantares. Nesses momentos é inevitável surgir dúvidas sobre como não desviar o foco do emagrecimento comendo fora de casa. Consultamos então o mais novo livro – “Magra para Sempre e com Saúde” – da americana Jillian Michaels, autora de vários best-sellers sobre saúde, bem-estar e fitness, para descobrir os seus segredos de como evitar aquelas clássicas escorregadas nessas situações desafiadoras. Confira!

Hora da festa

1. Faça um lanchinho antes de sair de casa. Isso evita que você seja atraída por alimentos que não sejam saudáveis.

2. Leve um prato saudável para que todos possam experimentar. Assim você será uma convidada solidária e ainda vai camuflar as tentações.

3. Se você for a anfitriã, procure  acrescentar pratos leves ao cardápio. Vá de frango assado em vez de frito. Use homus em vez de patês pesados para seus palitinhos de legumes. Peça pizza vegetariana de massa fina com queijo light em vez de massa grossa com muita coisa em cima.

4. Use pratos pequenos e se sirva com porções menores. Isso ajuda a comer de tudo, mas ingerir poucas calorias. Dessa forma é possível participar integralmente da festa.

5. Beba qualquer tipo de bebida em taças de vinho para se sentir mais parte do evento. Aproveite para experimentar água com gás com um pouquinho de suco de cranberry.

6. Se quiser beber, lembre-se de emagrecer os drinks: alterne cada coquetel com um copo de água. Isso vai te ajudar a segurar o álcool e também a fome.

Sobrevivência em restaurantes

7. Deixe todos os molhos e patês de lado para que você possa controlar a quantidade de calorias que ingere. Uma colher de sopa de molhos de salada e condimentos podem acrescentar 100 ou mais calorias ao prato.

8. Guarnições podem ser fatais. Um cheeseburger de 500 calorias pode de transformar em uma refeição de 1500 calorias quando acompanhado de batatas e bebida. Até aquele filé de peixe, que parece magro, quando servido com batatas assadas pode resultar em até 700 calorias ingeridas. Portanto, procure sempre trocar amidos por verduras. Saladinhas (com molho à parte, é claro) e legumes no vapor são a melhor aposta.

9. Encontre restaurantes que você goste muito, e torne-os seus lugares para bater cartão. Procure sempre pelos que sirvam comidas saudáveis e que, se possível, listem as calorias do cardápio.

10. Se você gosta de sopa, certifique-se de escolher sopas à base de água, como purês, minestrone e canja, em vez de sopas à base de creme de leite ou cremes.

11. Sempre pergunte ao garçom se é possível preparar a comida sem manteiga ou óleo.

12. Em restaurantes com porções generosas, peça que o garçom traga metade do prato e embrulhe a outra metade para viagem. Dessa forma, você irá poupar calorias e não vai passar vontade com a comida no prato.

13. Outra opção para administrar o problema da porção grande é dividir o prato com o seu parceiro de mesa.

14. Quem foi que disse que você tem que pedir uma entrada, um prato principal e uma sobremesa? Vá direto a segunda opção e salve a sua boa forma. Agora, se for uma tradição, prefira salada sem acompanhamentos. Ou então peça duas entradas leves como prato principal.

15.  Evite especificamente comidas que estejam descritas com “palavras perigosas”, como “coberto”, “recheado”, “macio”, “frito” e “cremoso”. Elas representam uma quantidade absurda de calorias.

16. Já comeu uma omelete ou pizza que estejam pingando de óleo? É fácil retirar o excesso colocando sobre a fatia guardanapos absorventes. Fazendo isso você economizar em torno de 100 e 200 calorias.

17. Em restaurantes mexicanos, escolha tacos grelhados em tortilhas de milho ou, melhor ainda, peça uma tigela de taco ou burrito (com salada em vez de arroz). Experimente carne assada e tostadas. Como acompanhamento, prefira feijão-preto, desde que não seja preparado com bacon.

18. Nos restaurantes árabes, peça souvlaki, kebabs, salada grega, tabule, homus, coalhada ou pão sírio.

19. Já nos orientais, experimente sashimi, salada de algas, satay de frango e arroa integral. Dê preferência a alimentos preparados no vapor.

20. Agora, quando a cozinha for italiana, coma frango grelhado ou frutos do mar, macarrão sem creme de leite ou minestrone.

Para saber mais…

20 dicas para controlar a dieta nas festas e restaurantes

Foto: Divulgação

“Magra para Sempre e com Saúde” (Companhia Editora Nacional)
Páginas: 328
Preço: R$ 34*

*Preço pesquisado em novembro/2013

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s