4 dicas para proteger os joelhos em exercícios físicos

Quer evitar a dor nos joelhos quando for praticar exercícios físicos? Siga as dicas de um especialista e proteja-se!

Mantenha os pés alinhados: ter a pisada para dentro ou para fora deixa as articulações fora do eixo
Foto: Dreamstime

Mesmo que você não seja uma atleta, fique de olho nos seus joelhos. Os iniciantes também podem machucar essa importante articulação, já que é muito solicitada em qualquer exercício.

Veja como se proteger com as dicas do ortopedista e médico do esporte Alexandre Póvoa Barbosa, da Clínica Orthobone (SP):

Mantenha o peso na medida

Quilos a mais sobrecarregam as articulações de joelhos, tornozelos e quadril. Na corrida, por exemplo, há uma pressão cinco vezes maior de carga em cima dos joelhos.

Xô, sedentarismo!

Quem não faz nenhuma atividade pode sofrer desconfortos durante esforços, como subir escadas ou longas caminhadas. Isso é resultado do encurtamento dos músculos da parte da frente da coxa, o que causa o deslocamento da rótula. Para resolver o problema, exercite-se!

Revezamento esportivo

Diversifique a malhação. A repetição excessiva de alguns movimentos desenvolve e fortalece alguns músculos, porém outros ficam esquecidos.

Pés alinhados

Ter a pisada para dentro ou para fora deixa as articulações fora do eixo, o que sobrecarrega tornozelos, joelhos e quadril. O ideal é usar sapatos ortopédicos indicados por um médico para neutralizar a questão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s