Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

7 dicas para driblar a fome noturna

Anote os truques para perder alguns quilinhos sem deixar de fazer a última refeição do dia.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 02h10 - Publicado em 27 ago 2014, 21h00

Cuidado com os assaltos noturnos à geladeira!
Foto: Thinkstock

 

Fome sob medida

Você já deve ter ouvido aquele velho ditado que diz: “devemos fazer um café-da-manhã de rei, um almoço de príncipe e um jantar de mendigo”. Pois acredite: a sabedoria popular tem toda a razão! Segundo a nutricionista Mônica Inez Jorge, de São Paulo, evitar os carboidratos e as gorduras no jantar pode ajudar a emagrecer. Basta organizar seu cardápio. Só não vale deixar de comer.

 

1. Não durma com fome

Ir para a cama de estômago vazio só irá prejudicar o seu sono – e aumentar as chances de um desastroso ataque à geladeira. Além disso, seu metabolismo vai ficar comprometido. Prefira comer um alimento leve do que não comer nada. Boas opções são uma fruta, uma sopinha de legumes ou uma torrada integral com requeijão light.

 

2. Corte os carboidratos

Depois das 18h, evite doces, biscoitos, arroz, batata, pão e massas. Esses são alimentos com uma quantidade muito grande de calorias para o período noturno. Isso porque nesse horário o metabolismo do corpo diminui, o organismo funciona mais lentamente e a queima de energia é pequena. O ideal é combinar uma carne magra (boi, peixe ou ave) e uma porção de legumes e verduras à vontade.

 

3. Não coma por obrigação

Confesse: nem sempre você tem uma fome de leão à noite, mas acaba enchendo o prato no embalo da família reunida, não é verdade? Comer por obrigação ou por distração é um erro fatal, especialmente durante o jantar. Sente-se à mesa com todos, mas controle a quantidade e a qualidade dos alimentos consumidos.

 

4. Substitua os alimentos

Se você evitar os carboidratos à noite, substitua-os por alimentos que oferecem nutrientes importantes. Experimente uma sopa de lentilhas, ervilhas, legumes e verduras – e nada de incrementá-la com carnes gordurosas, como lingüiça. Quem não faz questão de uma refeição quente pode consumir um copo de leite semidesnatado ou duas fatias de queijo branco.

 

5. Aposte nos integrais

Está difícil abandonar os pães à noite? Então consuma as versões integrais, que têm grande quantidade de fibras. Por isso, você ficará mais satisfeita e, conseqüentemente, com menos vontade de comer.

 

6. Faça lanches durante o dia

Coma frutas, gelatina light ou barrinhas de cereais nos intervalos entre as refeições. Mesmo que o valor calórico dos alimentos seja baixo, o corpo irá perceber que está sendo constantemente alimentado. Por isso, ele não irá reclamar de um jantar mais modesto.

 

7. Nada de guloseimas

Todo o esforço de balancear a alimentação no jantar pode ir por água abaixo se, na hora de assistir à novela, você beliscar alguma guloseima. Controle-se comendo uma cenoura crua, cortada em palitos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.