A dieta de cada tipo de metabolismo

Carboidrato, proteína ou misto? Descubra o seu tipo de metabolismo e a dieta que mais se adequa a ele

O seu metabolismo pode estar alterando o resultado da sua dieta
Foto: Dreamstime

Sabe por que aquela dieta que funcionou perfeitamente para sua amiga não adiantou pra você? É fácil: vocês têm metabolismos diferentes! O médico nutrólogo Wilson Rondó Jr., de São Paulo, descobriu que existem três tipos de metabolismo: carboidrato, proteína e misto.

A partir daí, ele desenvolveu um teste, publicado no livro “Emagreça e Apareça – Descubra seu Tipo Metabólico” (Ed. Gaia), para avaliar em qual tipo cada indivíduo se encaixa. “Consuma todos os grupos alimentares, porém com doses caprichadas do nutriente que rege o seu metabolismo”, ensina o médico. Faça o teste, aposte nos alimentos certos e emagreça 6 quilos em 1 mês.

O que é metabolismo?

Metabolismo é a maneira como o nosso organismo queima o estoque de gordurinhas. Quem tem o metabolismo acelerado pode comer tudo o que quiser que não engordará de jeito nenhum.

A dieta de cada tipo de metabolismo

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Tipo metabólico: PROTEÍNA

Cardápio 1
· Café da manhã: 2 torradas integrais com 1 ovo mexido + 1 copo de leite semidesnatado
· Lanche: 1 maçã pequena + 1 xícara (café) de castanhas (amêndoas ou nozes)
· Almoço: 1 pires (chá) de folhas de rúcula com 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem + 1 escumadeira de macarrão integral com mussarela de búfala + 2 coxas de frango assadas sem pele
· Lanche: 1 pote de iogurte natural desnatado + ½ mamão papaia
· Jantar: 1 pires (chá) de couve-flor no vapor com 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 1 fatia (120 g) de lombo magro assado

Cardápio 2
· Café da manhã: 2 fatias de pão integral com 2 fatias de queijo minas e 2 fatias de peito de peru + 1 pote de iogurte natural desnatado
· Lanche: 1 pera + 2 castanhas-do-pará
· Almoço: 1 pires (chá) de agrião e cenoura ralada com 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de feijão + 1 bife (120 g) grelhado
· Lanche: 1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 3 colheres (sopa) de abacate
· Jantar: 1 pires (chá) de chuchu no vapor com 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem + 2 colheres (sopa) de arroz integral + 1 omelete (2 ovos e 2 fatias médias de queijo minas)

O que evitar

Fique longe dos doces e produtos feitos com farinha refinada. Esses alimentos aceleram a produção de insulina, o hormônio que favorecer o acúmulo de gordura em todos os tipos metabólicos. Mas no tipo proteína, o estrago é ainda maior. Por isso, sempre que possível, opte por pães, arroz e massas na versão integral.

A dieta de cada tipo de metabolismo

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Tipo metabólico: CARBOIDRATO

Cardápio 1
· Café da manhã: ½ mamão papaia + 2 fatias de pão integral com uma camada fina de manteiga + 1 xícara (chá) de leite desnatado
· Lanche: 1 maçã + 1 pote de iogurte desnatado
· Almoço: 1 prato (sobremesa) de alface e tomate com 1 colher (chá) de azeite extravirgem + 5 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de feijão + 1 filé (80 g) de peixe grelhado
· Lanche: 1 fatia de pão de forma integral light com 1 fatia de queijo minas
· Jantar: 1 prato (sobremesa) de couve refogada + 4 colheres (sopa) de arroz integral + 1 filé (80 g) de frango grelhado

Cardápio 2
· Café da manhã: 1 fatia de abacaxi + 2 torradas integrais com requeijão light + 1 pote de iogurte desnatado
· Lanche: ½ mamão papaia + 1 xícara de chá de erva-cidreira
· Almoço: 1 prato (sobremesa) de agrião com 1 colher (chá) de azeite + 6 colheres (sopa) de arroz integral com cenoura + 1 omelete (2 claras de ovo com 1 fatia de peito de peru)
· Lanche: 1 pera + 2 torradas integrais com 1 fatia de queijo minas
· Jantar: 1 prato (sobremesa) de alface e pepino com 1 colher (chá) de azeite + 3 escumadeiras de macarrão integral com molho de tomate + 2 colheres (sopa) de abóbora no vapor + 1 filé (80 g) de peixe assado

O que evitar

Evite o consumo exagerado de carne, leite, feijão e lentilha. Esses alimentos são fonte de purina, uma categoria de proteína que pode provocar alergia alimentar no tipo carboidrato. Mas não é preciso abolir estes itens do seu cardápio, basta consumi-los com moderação.

A dieta de cada tipo de metabolismo

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Tipo metabólico: MISTO

Cardápio 1
· Café da manhã: 1 rodela média de abacate + 1 pote de iogurte desnatado + 2 torradas integrais com queijo minas
· Lanche: 1 fatia de abacaxi
· Almoço: 1 prato (sobremesa) de alface com 1 colher (chá) de azeite extravirgem + 1 prato (sobremesa) de brócolis no vapor + 4 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de lentilha + 1 filé (100 g) de frango grelhado
· Lanche: 1 iogurte de fruta light
· Jantar: 3 colheres (sopa) de ervilha fresca no vapor + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de grão-de-bico cozido + 1 filé (100 g) de peixe grelhado

Cardápio 2
· Café da manhã: ½ mamão papaia + 2 fatias de pão integral com uma camada de requeijão light + 1 xícara (chá) de leite desnatado
· Lanche:  1 pote de iogurte desnatado
· Almoço: 1 prato (sobremesa) de agrião com 1 colher (chá) de azeite extravirgem + 4 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de feijão + ½ berinjela recheada com carne moída
· Lanche: 1 fatia de pão integral com queijo branco
· Jantar: 1 prato (sobremesa) de alface com pepino com 1 colher (chá) de azeite extravirgem + 1 escumadeira de macarrão integral ao sugo + 3 colheres (sopa) de ervilha + 1 filé de frango grelhado

O que evitar

Evite pães e massas ricos em glúten. Essa proteína é de difícil digestão e, por isso, pode dificultar o processo digestivo e alergia alimentar no tipo misto. Mas não se assuste: alimentos elaborados com farinha de mandioca, de milho e de soja, fécula de batata, polvilho doce ou azedo, fubá, milharina e arrozina não contêm gluten e são liberados!

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