Dicas para acabar com os ataques à geladeira

Seguir um cardápio equilibrado durante o dia é uma das saídas para domar a fera faminta à noite

A fome noturna ataca cerca de 60% das mulheres entre 20 e 35 anos
Foto: Dreamstime

De dia, você se controla, mas basta anoitecer para atacar a geladeira. A fome noturna assombra cerca de 60% das mulheres entre 20 e 35 anos. Na maioria das vezes, uma dieta rígida durante o dia é a causa. Para se defender dos longos períodos de carência alimentar, o corpo absorve ao máximo os nutrientes dos alimentos e o organismo precisa repor isso durante a noite. Veja como domar essa fera:
 

9 Dicas para não ter fome de madrugada

1. Coma pequenas porções de dia
Parece óbvio, mas, para não sentir fome à noite, é preciso se alimentar de modo equilibrado durante o dia, fazendo de três a cinco refeições.

2. Cuidado com o que come no finalzinho da tarde
Alimentos com alto índice glicêmico, como uva, geleia ou pão francês, desencadeiam um aumento na secreção de insulina, diminuindo as taxas de glicose no sangue e favorecendo a fome depois de algumas horas.

3. Não ultrapasse o limite de quatro xícaras de café por dia!
O excesso de cafeína aumenta a ansiedade e dificulta o controle na hora de um acesso de gula.

4. Controle o estresse e evite se entupir de comida com a desculpa de que “relaxa”
Procure meios saudáveis de diminuir a tensão: dance, tome um banho morno ou faça outra atividade que lhe dê prazer. Que tal sexo?

5. Beba dois ou três copos de água gelada
A água gelada é uma excelente maneira de acalmar a fome.

6. Prefira comer muitas coisas pouco calóricas em vez de poucas coisas muito calóricas
É que a sensação de estômago cheio em geral está relacionada ao tempo de mastigação. Gelatina batida com iogurte light de frutas, por exemplo, é uma delícia e engorda muito menos que a mesma quantidade de sorvete.

7. Assim que terminar o jantar, escove os dentes
O gosto do creme dental costuma inibir o apetite voraz

8. Pratique uma atividade física
Meia hora de exercícios aeróbicos (caminhar, pedalar, nadar ou correr) tira a vontade de comer por duas horas.

9. Para controlar a vontade insaciável por chocolates…
Coma um punhado de uvas-passas ou uma banana assada e polvilhada com canela. Esses alimentos proporcionam uma sensação de prazer parecida com a do doce, além de ser bem menos calóricos.

Fontes: Nutricionista Beatriz Botéquio de Moraes, da Eliquibrium Consultoria em Nutrição, e Flávia Leão Fernandes, psicóloga clínica, mestre em Psicologia pela Universidade de Londres e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.
 

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