Dicas para evitar e combater a obesidade

Confira algumas dicas de alimentação saudável para evitar a obesidade, um problema que atinge o mundo inteiro

Mantenha a cintura fina: quanto maior for a circunferência, maior o risco de morte. Em mulheres, o ideal é 80 cm e nos homens, 94 cm
Foto: Dreamstime

Há meio bilhão de pessoas gordas demais! Esse é o resultado de uma recente pesquisa que envolveu 199 países e territórios. Os culpados: genética, alimentação desequilibrada, tecnologia, stress e violência urbana.
 

A endocrinologista Larissa Gomes, do Hospital das Clínicas (SP), dá então algumas dicas para evitar e combater a obesidade, com escolhas saudáveis no dia a dia.

Guia do magro

· Não pule refeições, principalmente o café da manhã.
 

· Deixe os docinhos para o fim de semana – mas não vale exagerar, ok?
 

· Fracione a alimentação em 5 a 6 refeições diárias.
 

· Prefira massas e pães preparados com pouca gordura ou açúcar e integrais.
 

· Pratique 150 minutos de atividade física por semana.
 

· Durma, no mínimo, oito horas por noite.
 

· Quando bater a ansiedade, coma uma quadradinho de chocolate amargo ou orgânico.
 

· Beba 2 litros de água por dia.
 

· Não tem tempo para a academia? Dê voltas no quarteirão, use as escadas em vez do elevador, saia mais para passear com o cachorro…
 

· Consuma, diariamente, de seis a 11 porções* de cereais, pães, arroz e massas; três a cinco de vegetais; duas a quatro de frutas frescas; três de carnes magras, ovos, feijões e nozes; e duas de leite e iogurte desnatado e queijos brancos.

Dicas para evitar e combater a obesidade

Prefira produtos integrais aos normais na hora de fazer as compras
Foto: Dreamstime

Lista de supermercado saudável

· Verduras, legumes e frutas bem coloridos.

· Produtos integrais: arroz, pães, massas, pipoca, bolos, biscoitos…

· Carnes magras, como aves e peixes

· Ovos

· Grãos: feijão, lentilha, soja

· Leite desnatado

· Iogurte desnatado

· Queijos brancos e com pouca gordura

· Barrinhas de cereal

Lanchinhos espertos!

Trabalhar fora não é desculpa para se alimentar mal. Portanto, invista nos alimentos que dá para carregar na bolsa:
 

· Polenguinho light

· Castanha do Pará, nozes e amêndoas

· Barrinha de cereal (varie o sabor para não enjoar)

· Frutas práticas, como maçã, pera, pêssego, uvas

· Iogurte desnatado de garrafinha

· Biscoitos integrais

 

*Cada porção equivale ao volume de uma colher (sopa) cheia

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