Que tal um café de rainha… magra?

A primeira refeição do seu dia precisa ser equilibrada, completa e bem farta. Assim, você emagrece até 5 quilos ao mês, sem prejudicar sua saúde e disposição

Que tal um café de rainha... magra?

A primeira refeição do dia é a mais importante
Foto: Mauro Holanda

O segredinho é do tempo da vovó: café da manhã de rainha, almoço de princesa e jantar de mendiga. Que tal aproveitar essa sabedoria antiga para emagrecer? Então, comece banindo da sua vida o hábito de engolir apenas um cafezinho. Afinal, comer mais e melhor no café da manhã ajuda você a perder até 5 quilos ao mês. Foi exatamente isso que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos confirmou recentemente.

“Essa refeição é essencial, mas muita gente sai de casa em jejum ou quase isso”, lamenta a nutricionista Solange de Oliveira Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo ela, muita gente pensa que pular essa refeição facilita a perda de peso, mas essa é uma ideia equivocada: a fome só aumenta durante o dia… E então, vai um café da manhã, rainha?

Metabolismo acelerado

Alimentar-se bem de manhã favorece o emagrecimento, segundo um estudo realizado na Universidade do Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Uma boa refeição matinal tem um impacto muito positivo no corpo, porque o organismo sente menos fome e acelera o metabolismo, queimando mais gordura. Entenda: 

· Pela manhã
Há maior quantidade de hormônios que transformam comida em energia. Coma bem para seu corpo estocar menos e queimar calorias. 

· À tarde
Proteínas e gorduras consumidas no início do dia mantêm estável a taxa de açúcar no sangue, aumentando a saciedade. 

· À noite
Se você ingeriu carboidratos pela manhã, a quantidade de serotonina no seu cérebro se mantém no mesmo nível até o final do dia. A serotonina é uma substância ligada às sensações de prazer e bem-estar. Quando o nível desse hormônio diminui no início da noite, sentimos uma fome exagerada, principalmente por doces.

Comece bem o dia
O cardápio ao lado, feito pela nutricionista Solange Saavedra, é rico em proteína (leite, derivados ou ovo), carboidrato (pães ou cereais integrais) e vitaminas e minerais (frutas ou sucos). As fibras dos cereais e das frutas também são fundamentais.