Sopas funcionais: 3 receitas que fazem bem ao organismo e ajudam a emagrecer

As sopas funcionais levam ingredientes benéficos à saúde e colaboram para a perda de peso. Substitua o jantar por uma das três opções e siga uma dieta equilibrada, com poucas gorduras e açúcares, para emagrecer.

A sopa de cenoura com gengibre é aliada do emagrecimento.
Foto: Dreamstime

As sopas funcionais, que levam ingredientes saudáveis e benéficos na receita, favorecem, por exemplo, a perda de peso, a redução do risco de doenças como câncer e diabetes e melhoram sintomas da TPM e menopausa”, explica Lara Natacci, nutricionista da Dietnet Assessoria Nutricional. Inclua-as no cardápio e espere o ponteiro da balança baixar de um jeito mais gostoso!


Cenoura com gengibre


É funcional porque:

A cenoura possui betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A em nosso organismo, tem ação antioxidante, retarda o envelhecimento e reduz o risco de doenças como o câncer. Já o gengibre acelera o metabolismo, reduz a gordura localizada, controla a ansiedade e aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome.


Couve com amêndoas


É funcional porque:

A couve, rica em cálcio, potássio, ferro, fibras e vitaminas, tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos, combate a anemia e diminui o colesterol ruim, além de aumentar a saciedade. As amêndoas, por sua vez, são ricas em gordura saudável e ajudam a diminuir o colesterol, a prevenir doenças cardíacas e a arteriosclerose.


Inhame com linhaça

 

É funcional porque…

O inhame é rico em cálcio e vitaminas do complexo B, que melhoram o sistema imunológico. Contém, ainda, diosgenina, um fito-hormônio que alivia os calores, o ressecamento das mucosas e outros sintomas da menopausa. Já a linhaça favorece o funcionamento do intestino e reduz a retenção de líquidos, comum durante a TPM.