Temperos termogênicos aceleram o metabolismo e a queima de calorias

"Emagreci 26 kg com os temperos termogênicos! Transformei meu corpo em três meses com pimenta, canela, gengibre e semente de mostarda, que aceleram a queima de gordura", conta Paula Del Prete Magalhães

Texto
Foto:

“Engorda, emagrece, engorda, emagrece, engorda, emagrece… Efeito sanfona é pouco para descrever minha luta contra a balança. Meu peso oscilava como uma verdadeira montanha-russa! Eram tantos altos e baixos que eu não sabia como me definir: obesa, cheinha, magra, gordinha… Passei toda a minha adolescência nesse vaivém. Fui uma criança magrela até os 12 anos. Aos 15, já pesava 73 kg. Um ano depois, decidi controlar minha alimentação e consegui chegar aos 65 kg. Aos 17 anos, terminei um namoro, fiquei deprimida e comecei a comer ainda mais. Resultado: cheguei aos 80 kg, meu recorde! Para provar ao meu ex que estava bem, no ano seguinte fiz uma dieta radical e perdi 15 kg! Foi a glória! Só que alguns meses depois engordei tudo de novo…

A barriga pulava para fora da calça

Os dois vilões do meu descontrole eram a indisciplina e a compulsão por doces. Além de não conseguir seguir as dietas por muito tempo, eu só comia besteira e era viciada em chocolate. Sabe aquelas barras de 1 kg usadas para fazer doces? Eu comia uma inteirinha por dia! E ainda abria uma lata de leite condensado para acompanhar. Sem falar dos biscoitos recheados, cookies, sorvetes…

Claro que isso não podia acabar bem, né? Aos 19 anos, estava com 78 kg e usava manequim 46. Aí, era aquele sufoco para encontrar roupas que me servissem. Não conseguia fechar uma calça sem que a barriga ficasse pulando para fora. Isso me deixava louca! Morria de vontade de usar biquíni, mas quem disse que eu tinha coragem?

Aliás, coragem era o que também me faltava para levar uma reeducação alimentar a sério e emagrecer para valer. Isso só mudou no ano passado, quando minha mãe descobriu que estava com diabetes. Fiquei muito preocupada. Afinal, havia um histórico da doença na minha família. Minha avó, meu avô e meu tio também eram diabéticos.

Temperos termogênicos aceleram o metabolismo e a queima de calorias

Paula ficou linda e saiu na capa da revista SOUMAISEU!
Foto: Reprodução revista SOUMAISEU!

Transformava iogurte zero em sorvete

Pesquisei muito sobre o diabetes. Para controlar a quantidade de açúcar no meu sangue, eu tinha que mudar minha alimentação e largar o sedentarismo. Em novembro de 2011, me matriculei na academia e montei um cardápio balanceado com a ajuda da minha mãe, que é médica.

Para começar, eliminei as frituras e reforcei o consumo de vegetais, legumes, queijos magros e ovo. Como sou vegetariana, sempre precisei ter um cuidado especial com a alimentação. Consumo complexo vitamínico e proteína em pó para equilibrar meu organismo e evitar a anemia.

A parte mais difícil da minha dieta foi cortar os doces. Quando sentia vontade, congelava um pote de iogurte zero e tomava como se fosse sorvete. Às vezes também chupava um picolé de limão, que tem poucas calorias.

Nessa época, descobri que alguns temperos aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias. Resolvi apostar na canela, na pimenta-do-reino, no gengibre e na semente de mostarda. Colocava na comida, na salada, nos sucos… Deu certo! Em março deste ano, após quatro meses de dieta, já havia perdido 26 kg e chegado ao meu peso ideal: 52 kg.

Nossa, fiquei com um corpo de manequim! Depois de emagrecer, passei a me achar mais alta e elegante. Agora qualquer roupa fica bem em mim, inclusive biquíni! Hoje me sinto mais forte e confiante para manter meu corpo como está: fininho e definido. Chega de montanha-russa! Meu negócio agora é passarela!”

Temperos termogênicos aceleram o metabolismo e a queima de calorias

A canela pertence ao grupo de alimentos que aceleram o metabolismo
Foto: Getty Images

Condimentos aumentam o gasto de energia na digestão

A pimenta, a canela, o gengibre e a semente de mostarda são considerados alimentos termogênicos porque obrigam o organismo a gastar mais energia durante a digestão. Por isso, favorecem a queima de gordura. “Eles são fortes aliados para potencializar a dieta, mas devem estar presentes diariamente na alimentação para que tenham efeito significativo no emagrecimento”, explica a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro. Confira os benefícios dos temperos consumidos pela Paula para a perda de peso:

Pimenta
Pode acelerar em até 20% o gasto energético do corpo. Mas o consumo deve ser de até 3 g por dia para não prejudicar o estômago. “É contraindicada para quem sofre de hemorroidas, gastrite, úlcera ou problemas gástricos”, alerta Vivian. Segundo a especialista, qualquer pimenta tem efeito termogênico: “Mas o ideal é consumi-la na versão natural, e não industrializada”.

Canela
Acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Não tem contraindicações e pode ser usada em pó ou em pau. Dá para consumir com frutas como banana e maçã ou com leite quente ou chá, à vontade.

Gengibre
É tão eficiente como a pimenta para aumentar o gasto energético e ainda melhora a digestão. Ralado ou fatiado, pode ser adicionado a sopas, saladas, sucos ou até ingerido puro. Pode ser consumido à vontade.

Semente de mostarda
Também deve ser usada em sua forma natural. “Para preservar o estômago, a quantidade diária não pode passar de duas bolinhas”, ressalta a nutricionista. É outra ótima opção para temperar carnes, sopas, risotos e saladas.

Outras opções que aceleram o metabolismo

Veja as dicas da nutricionista Vivian Goldberger:

· Beber de uma a três xícaras de chá verde por dia

· Tomar um copo (250 ml) de água gelada antes das refeições

· Usar vinagre de maçã para temperar a salada

· Colocar uma colher (chá) de guaraná em pó nos sucos ou sobre as frutas

O consumo dos termogênicos deve ser feito preferencialmente durante o dia, quando o corpo está mais ativo. Alguns possuem grandes doses de cafeína e por isso podem atrapalhar o sono se consumidos à noite.

Conheça o cardápio seguido por Paula

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s