Por que o dia 25 de maio é chamado de ‘Dia da Toalha’?

O dia 25 de maio é essa peculiar data comemorativa, uma homenagem ao "Guia do Mochileiro das Galáxias" que depois se tornou o Dia do Orgulho Nerd.

Siga o mdemulher no Instagram

As redes sociais hoje estão repletas de pessoas celebrando o Dia da Toalha. Inusitado? Pois desde 2001 que o dia 25 de maio é conhecido por esse dia. Outra efeméride relacionada a essa data é o Dia do Orgulho Nerd. E, como você vai ver, uma coisa está diretamente relacionada a outra. Pegue sua toalha, não entre em pânico e vem com a gente.

Por que comemorar o dia da toalha?

A história é um pouco longa, e nada tem a ver com fabricantes desse produto que usamos cotidianamente. A toalha ganhou essa importância toda por causa de uma obra do escritor e comediante britânico Douglas Adams, chamada “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Essa obra foi lançada em 1978 como uma série de ficção científica para a rádio BBC 4, e conta a história de Arthur Dent, um inglês azarado que tem a casa demolida – ele podia ter evitado isso cumprindo uma série de burocracias, mas como perdeu o prazo, adeus casa. Mas isso não é nada, pois logo depois ele descobre que na verdade a Terra toda será demolida para dar lugar a um empreendimento espacial – o que poderia ter sido evitado, caso algumas burocracias tivessem sido atendidas…

A sorte de Arthur é que ele tem um amigo alienígena – não que ele soubesse disso – chamado Ford Prefect, que estava passando um tempo na terra enquanto escrevia o tal Guia do Mochileiro das Galáxias. Antes de fugir da Terra com Ford, a única coisa que Arthur pega é uma toalha (arrá!), que de acordo com Ford é a ferramenta essencial para a sobrevivência.

View this post on Instagram

„Ručník je skutečně kolosálně užitečná součást výbavy hvězdného stopaře. Především má značnou praktickou cenu – můžete se například do něj zabalit, aby vám nebylo zima, když poskakujete napříč chladnými měsíci planety Jaglan Beta. Můžete na něm ležet na zářivých, mramorovým pískem vystlaných plážích Santraginu V a vdechovat opojné výpary z jeho moří. Můžete na něm spát pod hvězdami, jež tak rudě září na planetě pouští, Karkrafúnu. Můžete ho použít jako plachtu, až poplujete na maličkém voru po proudu drsné řeky Moth, můžete ho namočit pro boj zblízka, nebo si jím zahalit hlavu, abyste necítili jedovaté pachy žravé obludy Blátotlačky z Traalu a nestřetli se s jejím pohledem (je to nepředstavitelně tupé zvíře, myslí si, že když ji nevidíte, nevidí ani ona vás – blbá jak tágo, ale zato značně žravá). Když jste v úzkých, můžete jím signalizovat o pomoc. No, a samozřejmě se jím také můžete utřít, pokud vám po tom všem ještě připadá dost čistý.“ Jo a btw. dojděte do Tajemné laboratoře FT na ZFF! #towelday #DouglasAdams #hitchhikersguidetothegalaxy #ručníkovýden

A post shared by @ baarbucha on

A série de rádio virou uma série de cinco livros, peças de teatro e até um filme, lançado em 2005 e estrelado por Martin Freeman, o Dr. Watson da série Sherlock. Ganhou status de cult e é adorada pelo mundo inteiro – especialmente pelos geeks e nerds de todos os tipos.

Em 2001, no entanto, o autor de “O Guia dos Mochileiros da Galáxia”, Douglas Adams, morreu repentinamente, aos 49 anos, vítima de um ataque cardíaco. Os fãs, espalhados pelo mundo todo, ficaram muito consternados e quiseram homenageá-lo de alguma forma. Como o humor de Adams era bem nonsense, os fãs seguiram a mesma linha e propuseram, então, a criação do Dia da Toalha.

Entre terem a ideia e de fato conseguirem executar, passaram-se duas semanas. E o Dia da Toalha acabou caindo em 25 de maio – uma data que não era especialmente significativa para Adams ou para os fãs. Um fruto do acaso.

Só depois que percebeu-se que 25 de maio tinha alguns significados, sim, para a comunidade nerd. Afinal, foi o dia do lançamento do primeiro Star Wars, em 1977. Também é o dia em que os fãs do escritor Terry Pratchett, adorado pelos geeks, celebram o autor. E foi assim que 25 de maio, além do Dia da Toalha, se transformou em Dia do Orgulho Nerd, em todo o mundo.

Como se comemora o dia da toalha?

Os fãs de Douglas Adams levam uma toalha consigo ao longo do dia – e a ideia é que ela seja usada de forma chamativa. Enrolada na cabeça, como capa ou bandeira. Os organizadores do Dia da Toalha pretendem que o uso do “acessório” funcione como um iniciador de conversa, assim quem ainda não conhece o “Guia do Mochileiro das Galáxias” pode se interessar e ler.

Que tal colocar essa obra na sua listinha de próximas leituras, hein? Feliz dia da toalha!