34 maneiras de você ser mais feliz já

Chega de planejar quando você será feliz no futuro! É possível ser feliz agora e sem muito esforço. Às vezes, tudo o que você precisa é de uma pequena modificação ou adotar um hábito novo

Muitos de nós achamos que a alegria é uma jornada. Dizemos a nós mesmos que alcançaremos a felicidade se realizarmos uma meta daqui a cinco anos. Pensamos que ficaremos felizes quando tivermos feito aquela grande transformação que finalmente nos levará a uma vida ideal. Pode ser tentador enxergar a felicidade como algo permanentemente reservado para o futuro, mas o campo das pesquisas sobre felicidade revela algo muito diferente.

A verdade é a seguinte: não é preciso se esforçar tanto quanto você pensa para alcançar um estado de pura alegria. Às vezes, tudo o que é preciso é uma pequena modificação ou adotar um hábito novo.

Reunimos algumas dicas que ajudarão você a chegar a um lugar positivo, sem precisar percorrer o caminho longo até a alegria. Vale a pena experimentá-las!

Passe mais tempo com seus amiguinhos peludos.

Brinque com seu cachorro ou curta um aconchego com seu gatinho. Interagir com nossos animais de estimação pode liberar ocitocina (o hormônio da empatia e do apego) no cérebro, resultando num sentimento de alegria.

Contabilize suas bênçãos.

Não há nada melhor que um pouco de gratidão para elevar nosso astral. Pesquisas mostram que expressar gratidão nos torna mais felizes. No final da noite, tente anotar três coisas pelas quais você se sente grata.

Lembre-se de que você é incrível.

Você é fantástica – só é preciso acreditar nisso. Estudos mostram que a autoaceitação é crucial para uma vida mais feliz, mas é um hábito que raramente praticamos.

Medite, medite, medite.

A lista dos benefícios da meditação parece interminável, mas um dos maiores talvez seja o efeito que ela tem sobre nosso estado de ânimo. Pesquisas mostram que dar-se alguns momentos de fuga zen todos os dias pode fazê-la mais feliz.

Ouça música.

Admita: não há nada como uma jam session a sós. E parece que a ciência concorda. Pesquisas mostram que tentar elevar nosso astral ouvindo música pode de fato nos conduzir a um estado mais positivo. Pressione “play” agora mesmo!

Faça o bem.

Não chegamos a onde estamos hoje sem um pouco de ajuda de outros, então por que não oferecermos a mesma generosidade a outra pessoa? Sua bondade vai influenciar outras pessoas, e estudos mostram que também a deixará mais feliz.

Curta a companhia de pessoas felizes.

A alegria é contagiante. Pesquisas mostram que, quanto mais você se cerca de pessoas positivas, mais feliz se sentirá. Hora de colocar o papo em dia com aquela sua melhor amiga!

Tome um copo de leite.

Os laticínios contêm triptofano, aminoácido essencial que ajuda a criar a serotonina (a substância cerebral da “felicidade”). O leite faz bem não apenas ao corpo, mas também ao cérebro.

Planeje suas férias.

Planejar férias é quase tão bom quanto as próprias férias. O New York Times informou que os preparativos para férias elevam nossos níveis de felicidade. A praia branquinha ou as montanhas instigantes são apenas um adicional extra.

Faça uma boa sessão de malhação.

Considere isto nossa carta de amor ao exercício físico, que faz bem ao corpo e ao cérebro. Quando você se exercita até transpirar, libera endorfinas, e com isso seu nível de felicidade sobe imediatamente. Mexa-se!

Gaste dinheiro com vivências.

O sentimento de realização não vem de nossas posses, mas das experiências que vivemos e das pessoas com quem as dividimos. Se você vai gastar um pouco de dinheiro, gaste-o com uma viagem, um concerto ou qualquer outra experiência que lhe dará alegria. A ciência diz que, no longo prazo, isso o deixará mais feliz.

Force um sorriso.

Sabemos que sorrir pode ser a última coisa que você queira fazer quando está de mau humor, mas poderia ajudar a reverter seu baixo astral. Pesquisas indicam que forçar um sorriso pode elevar nosso estado de ânimo, mesmo que num primeiro momento não o estejamos sentindo. É o poder da sugestão!

Vá para o ar livre.

Aproveite seu quintal ou vá caminhar em um parque onde nunca antes esteve. Mais tarde, você se agradecerá. Um estudo mostrou que sair para fazer uma caminhada breve na natureza pode ajudar a melhorar nosso humor e aliviar o estresse.

Faça amigos novos.

Pesquisas indicam que fazer amigos aumenta nossa felicidade e nosso bem-estar. Entre para um clube, converse com seu colega de trabalho ou comece a bater papo na fila do supermercado. Você nunca sabe que tipo de novos contatos pode fazer.

Tome um banho quente.

Se essa não é a cara da felicidade, não sabemos o que é. Além disso, pesquisas indicam que um banho quente também nos aquece por dentro.

Durma o suficiente.

Dormir mais = você mais feliz. Quando não dormimos o suficiente, nossos processos cognitivos são desacelerados e o risco de depressão aumenta. Tente deitar 30 minutos mais cedo cada noite ou tirar uma soneca no meio do dia.

Abrace o processo de envelhecer.

A maioria das pessoas desejaria poder não envelhecer, mas estudos mostram que ficamos mais felizes à medida que envelhecemos. Especialistas teorizam que isso talvez se dê porque, quanto mais tempo passa, mais refletimos sobre as experiências positivas. Parece uma ótima razão para curtir nossos aniversários.

Siga a “proporção de ouro”.

Desenvolvida pela psicóloga positiva Barbra Fredrickson, essa teoria reza que, para cada experiência negativa que temos, precisamos ter três positivas para conquistar a felicidade. Faz sentido!

Use o e-mail para mostrar a outra pessoa que a aprecia.

Nem sempre a tecnologia é uma coisa ruim. Dê-se uma folga de sua caixa de entrada cheia de e-mails de trabalho e escreva um e-mail de outro tipo. “A gente se esforça tanto para combater o que é negativo, mas esquece de dizer às pessoas que um e-mail positivo que levou só dois minutos para ser escrito pode ser tão poderoso”, disse a Oprah no ano passado o pesquisador formado em Harvard Shawn Achor, autor de Before Happiness..

Encontre a temperatura perfeita.

As condições meteorológicas externas influem diretamente sobre como nos sentimos por dentro. Um estudo constatou que a felicidade é maximizada numa temperatura de aproximadamente 14ºC.

Escreva um diário de uma sentença por vez.

Às vezes os momentos mais mundanos são lindas fontes de felicidade. Pesquisas revelam que registrar esses acontecimentos cotidianos pode nos deixar mais felizes mais adiante, porque os apreciamos muito mais quando nos lembramos deles. Ou seja, se você comeu um brownie de chocolate maravilhoso na quarta-feira, anote o fato.

Pare para sentir o perfume das flores, literalmente.

Que tal uma “Água de Felicidade”? Um estudo sobre como os cheiros afetam a alegria descobriu que os participantes que estavam em uma sala com perfumes florais escolheram três vezes mais termos relacionados à felicidade que termos negativos.

Faça mais sexo.

Um estudo do Instituto para o Estudo do Trabalho constatou que as pessoas que transam pelo menos quatro vezes por semana sofrem de menos depressão e são mais felizes de maneira geral. As pessoas que fazem sexo com frequência também ganham mais dinheiro, e o sexo favorece a boa saúde cardíaca.

Simplesmente tente ser feliz. 

É possível se convencer a ser feliz, fazendo um esforço mental? Alguns pesquisadores acham que sim. Segundo dois estudos experimentais, responsabilizar-se pela própria felicidade fomenta nosso bem-estar.

Aprofunde sua espiritualidade. 

Segundo uma revisão de estudos sobre espiritualidade e saúde, a espiritualidade e a religião estão ligadas a níveis mais altos de felicidade e bem-estar. Às vezes ajuda sentir que estamos conectados com algo que é maior que nós mesmos.

Festeje as pequenas vitórias.

Há poder nos pequenos momentos. Quer seja acertar uma resposta num jogo ou ouvir sua canção favorita na rádio, curta as pequenas “vitórias” cotidianas. “Quando paramos para observar as coisas que deram certo, recebemos muitas pequenas recompensas ao longo do dia”, disse Susan Weinschenk, Ph.D., autora de How to Get People to Do Stuff, ao HuffPost Healthy Living. “Isso nos ajuda a manter a equanimidade.”

Pense em recordações felizes.

Pesquisas mostram que trazer memórias boas de volta nos deixa mais felizes e otimistas. Hora de tirar do armário aqueles álbuns de fotos antigas, talvez?

Esqueça o papo superficial e mergulhe fundo.

Qualquer pessoa pode falar do tempo. Mas entre em contato mais profundo com alguém e tenha uma conversa de conteúdo com a pessoa. Pesquisas mostram que isso fomenta a felicidade e o bem-estar.

Leia uma mensagem positiva.

Não há nada melhor para estampar um sorriso no nosso rosto que ouvir palavras de incentivo de um desconhecido. Uma mulher vem fazendo isso em grande escala, com um projeto nacional de positividade.

Michelle McKeag Larsen, fundadora da The Joy Team (Equipe da Alegria), está montando outdoors em várias cidades dos Estados Unidos com mensagens como “a felicidade é contagiante”, na esperança de que provoquem um sorriso em alguém que estiver passando ao lado.

“Quanto mais você se cerca de mensagens positivas, imagens positivas e pessoas positivas, melhor fica a vida”, Larsen disse ao HuffPost.

Gaste dinheiro com outra pessoa.

Investir em outras pessoas realmente traz resultados bons – para as outras pessoas e para você. De acordo com um estudo de 2008, gastar dinheiro com outros promove sua própria felicidade.

Torne-se uma ouvinte melhor.

Até que ponto você realmente presta atenção quando conversa com outras pessoas? Pesquisadores teorizam que, quanto mais ouvimos, mais felizes são nossas vidas e mais cheias de sentido, especialmente no diz respeito a nossos relacionamentos. Como dizia Epíteto: “Temos dois ouvidos e uma boca para que possamos ouvir duas vezes mais do que falamos”.

Converse com alguém cara a cara.

Desligue esse telefone e converse com alguém olho no olho. Somos seres sociais (e não apenas na internet). Precisamos praticar isso! Pesquisas mostram que simplesmente nos sentimos melhor quando estamos com outras pessoas.

Não sonhe alto demais.

Levante a mão quem nunca teve um Ano Novo ou Dia dos Namorados decepcionante. É fato sabido que as expectativas podem levar ao desapontamento quando são altas demais (na realidade, há pesquisas que confirmam isso). Não estamos querendo dizer que você não deva ter expectativas, mas às vezes ter expectativas realistas fará você ser mais feliz no longo prazo.

Olhe para o lado positivo.

Enxergar a vida como um copo metade cheio tem suas vantagens. Procure enxergar o lado positivo de qualquer situação. Os otimistas não apenas têm mais alegria na vida, como podem ter vida mais longa. E isso é muito mais tempo para ser feliz.

Matéria publicada em Brasil Post.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s