5 ferramentas online essenciais para quem faz home office

Conheça alguns serviços que podem te ajudar a ser mais produtiva ao trocar o trabalho no escritório pela sua casa

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente. Dormir mais alguns minutinhos todos os dias, evitar o trânsito caótico da cidade, além de poder se alimentar de forma mais saudável e barata e ficar mais perto da família. Contudo, para continuar produtiva, é preciso ter em casa uma infraestrutura mínima para trabalhar, que inclui um computador com conexão de internet e seu smartphone, além de alguns serviços online que permitem se comunicar com outros membros da equipe, compartilhar documentos e garantir a produtividade. Confira uma seleção dos serviços essenciais para home office na lista abaixo:

1. Evernote

Este serviço é o seu bloco de notas virtual. Com ele, você pode criar cadernos específicos para cada assunto e notas multimídia, com texto, áudio, fotos e vídeos. Para localizar qualquer coisa facilmente, basta colocar quantas etiquetas quiser em cada anotação. Tudo que você armazena em seus blocos de notas é sincronizado com a web e fica disponível em qualquer dispositivo. E você ainda pode compartilhar as anotações com outros usuários por meio do serviço e até discutir sobre elas em um bate-papo sem sair da página.

2. Slack

Que tal transformar aquelas reuniões intermináveis com a equipe em bate-papos contínuos focados no que realmente interessa? Essa é a missão do Slack, um serviço online que reúne toda a comunicação entre a equipe em um só lugar. Você cria um canal para cada assunto, equipe ou projeto. As conversas marcadas com a hashtag ficam todas organizadas nesses canais e, ao longo do papo por meio de mensagens de texto, você pode arrastar arquivos de texto, vídeo ou áudio para compartilhar com os colegas. Dá para falar individualmente com um membro da equipe, como seu chefe, na hora de pedir um aumento.

3. Zoom

Se você precisa fazer uma reunião cara a cara, há uma série de serviços gratuitos de videoconferência por aí, como Skype e o Google Hangouts. Para garantir um vídeo com alta resolução de imagem e maior estabilidade de chamada, uma boa opção é o Zoom. Parecido com os sistemas de audioconferências adotados por empresas, esse serviço permite que você crie uma sala virtual em que os participantes podem se juntar à você, de graça, por meio do computador ou smartphone. Se perto da hora da reunião a conexão cair, ainda dá para se juntar à reunião por meio de qualquer telefone (somente áudio).

4. Dropbox

Ter uma conta em um serviço de backup em nuvem é fundamental para trabalhar longe do escritório. Ele permite que todos os seus arquivos, sejam textos, planilhas, vídeos ou fotos, estejam disponíveis em qualquer lugar onde haja uma conexão com internet e em qualquer dispositivo, seja um computador, tablet ou smartphone. Um dos serviços pioneiros, o Dropbox, ainda te ajuda a fazer backup automático de suas fotos e criar apresentações de slides com a ajuda simultânea de outros colegas. Os primeiros 2 GB são gratuitos.

5. RescueTime

Esse aplicativo é seu aliado para te ajudar a entender quais são seus hábitos na internet e como você pode se tornar mais produtiva. Instalado no computador e no seu smartphone, ele monitora todos os apps que você usa e páginas de web que visita e quanto tempo gasta com cada um. Com um relatório detalhado em mãos, você pode escolher bloquear aquela rede social que te faz perder tempo durante o dia de trabalho ou mesmo criar um alerta que te avise que já está na hora de focar em coisas mais importantes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s