6 aplicativos para você conhecer melhor a sua cidade

Uma ajudinha amiga bem na palma da sua mão!

Que tal aproveitar para sair de casa e conhecer os programas que a sua cidade oferece? Separamos alguns aplicativos que visam falicitar a vida de quem mora no espaço urbano. E tem de tudo: para quem anda de carro, de bicicleta, de transporte público ou mesmo a pé. Confira!

Waze

Disponível em: iOS 7.0 ou superior e Android (varia de acordo com o dispositivo)

Para quem: Motoristas

Como funciona: Alimentado pelos usuários, o banco de dados do aplicativo tem a intenção de levar o motorista para longe dos grandes congestionamentos, percorrendo a rota no menor tempo possível. Entre outras funções, ele mostra ao usuário quais vias estão interditadas, onde ocorreram acidentes e aponta quais são os postos de gasolina com os melhores preços da região.

Strava

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Disponível em: iOS 8.1 ou superior e Android 4.0 ou superior

Para quem: Ciclistas

Como funciona: O aplicativo mapeou os melhores caminhos para quem gosta de aproveitar a cidade sobre duas rodas. Com ele, é possível monitorar suas pedaladas, conferir distâncias, medir frequências cardíacas e ainda participar de desafios com amigos.

Likeways

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Disponível em: iOS 8.0 ou superior

Para quem: Pedestres

Como funciona: O aplicativo foi desenvolvido para quem não precisa percorrer o caminho mais curto. Com ele, o pedestre pode explorar o que a cidade tem a oferecer e, através de dados do Facebook Places, chegar aos lugares mais curtidos na rede. O usuário tem a opção de selecionar por qual ponto deseja passar (como restaurantes, bares, lojas e museus, por exemplo) ou de ocultar esses estabelecimentos, descobrindo, em sua caminhada, o que a região oferece de melhor.

Moovit

Disponível em:  iOS 8.0 ou superior e Android (varia de acordo com o dispositivo)

Para quem: Usuários de transporte público

Como funciona: O aplicativo mostra quais são as possíveis maneiras de se deslocar na cidade com diferentes tipos de transporte público (como ônibus, metrô e trem, por exemplo). Além disso, indica os horários de cada uma das alternativas; mostra, em tempo real, onde seu transporte está e, baseado em informações enviadas pelos usuários, calcula se o veículo está muito cheio e qual o tempo estimado para sua chegada. 

Colab

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Disponível em: iOS 7.0 ou superior e Android 4.0 ou superior

Para quem: Usuários que querem melhorar suas cidades

Como funciona: A ideia é que o usuário possa fiscalizar, propor soluções e avaliar qualquer problema urbano, incluindo buracos nas vias, falta de iluminação e sinalização quebrada, por exemplo. É possível sugerir resoluções para os problemas e ainda discutir as propostas com os outros usuários. Além de participar do que acontece na cidade, você ainda pode melhorá-la!

Guiaderodas

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Disponível em: iOS 8.0 ou superiorAndroid 4.0.3 ou superior

Para quem: Usuários que querem melhorar suas cidades

Como funciona: Assim como o anterior, é um aplicativo colaborativo e conta com a participação dos usuários para avaliar e mapear o nível de acessibilidade de estabelecimentos comerciais da região. Com isso, cadeirantes, idosos, mães com carrinhos de bebê e qualquer outra pessoa com limitação de locomoção consegue se divertir com mais segurança e tranquilidade!